Suécia suspendeu plano de envio de caças Gripen para Ucrânia, anuncia ministro da Defesa

© AP Photo / Szilard KoszticsakCaças húngaros Gripen voando em formação após decolarem da base aérea de Kecskemet
Caças húngaros Gripen voando em formação após decolarem da base aérea de Kecskemet - Sputnik Brasil, 1920, 28.05.2024
Nos siga no
A Suécia está suspendendo os planos de enviar caças Gripen à Ucrânia para permitir a introdução de caças F-16, disse o ministro da Defesa sueco em Bruxelas nesta terça-feira (28).
Kiev iniciou no ano passado discussões com Estocolmo sobre a possibilidade de receber jatos Gripen, e o país nórdico afirmou mais tarde que avaliaria o potencial de envio da aeronave fabricada pela empresa sueca de defesa Saab.

"Fomos instados pelos outros países da coalizão a esperar com o sistema Gripen [...] isso tem a ver com o fato de que o foco agora está na introdução do sistema F-16", disse o ministro da Defesa, Pal Jonson, referindo-se às nações que planejam doar aviões F-16 fabricados nos Estados Unidos para a Ucrânia, segundo a Reuters.

Na semana passada, o governo sueco concordou com apoio militar adicional à Ucrânia, totalizando US$ 7,01 bilhões (R$ 36,10 bilhões) ao longo de três anos.
Um caça F-16 decola com pós-combustores carregados de mísseis Sidewinder ativos da base da Guarda Aérea Nacional em South Burlington, Vermont, EUA, dezembro de 2001 - Sputnik Brasil, 1920, 26.08.2023
Panorama internacional
Observador: caças F-16 não ajudarão Ucrânia a levar vantagem sobre as forças russas
O apoio militar poderia incluir doações de equipamento de defesa, contribuições financeiras e apoio para a aquisição de novos equipamentos.
A Rússia já enviou uma nota aos países da OTAN, aliança militar que a Suécia aderiu recentemente, na qual o Ministério das Relações Exteriores russo advertia que qualquer carregamento incluindo armas destinadas a Kiev se tornará alvo legítimo para Forças Armadas russas.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Também estamos nas redes sociais X (Twitter) e TikTok.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала