- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Fórum Econômico Mundial faz previsão sombria sobre crescimento econômico na Europa

© AP Photo / Petros GiannakourisGuarda presidencial grega enquadrada pelos restos de uma bandeira da União Europeia, parcialmente queimada pelos manifestantes em Atenas. Grécia, 1º de maio de 2013
Guarda presidencial grega enquadrada pelos restos de uma bandeira da União Europeia, parcialmente queimada pelos manifestantes em Atenas. Grécia, 1º de maio de 2013 - Sputnik Brasil, 1920, 29.05.2024
Nos siga no
As previsões de crescimento econômico para a Europa em 2024 continuam mais sombrias do que para outras regiões do mundo, indica um relatório publicado no site do Fórum Econômico Mundial (FEM), nesta quarta-feira (29), sobre as previsões dos principais economistas para 2024.

"As perspectivas de crescimento para a Europa continuam sombrias, já que quase 70% dos economistas preveem crescimento fraco até o final de 2024. Em outras regiões, espera-se que o crescimento global seja moderado, com uma ligeira melhora em relação à pesquisa anterior", destaca o documento.

As previsões de crescimento melhoraram em todo o mundo, especialmente nos Estados Unidos, onde 97% dos principais economistas da organização esperam crescimento moderado a forte este ano, em comparação com 59% em janeiro.
"As economias asiáticas também parecem resistir, e todos os entrevistados preveem pelo menos um crescimento moderado nas regiões do Sul da Ásia, Ásia Oriental e Pacífico.
As expectativas para a China são ligeiramente menos otimistas: três quartos esperam crescimento moderado da economia do país e apenas 4% um forte crescimento este ano", acrescenta o relatório.
O documento especifica que essas previsões se baseiam nas respostas de 63 economistas de grandes empresas multinacionais.
Pessoas chegam ao primeiro dia do Fórum Econômico Mundial, em Davos, em meio à neve. Suíça, 15 de janeiro de 2024 - Sputnik Brasil, 1920, 15.01.2024
Panorama internacional
Ausência de Lula e autoridades do Sul Global refletem Fórum Econômico Mundial 'relegado a 2º plano'
O Banco Central Europeu (BCE) lançou um alerta em meados de maio sobre a vulnerabilidade dos países europeus decorrentes de tensões geopolíticas e de taxas de juros persistentemente elevadas, devido à sua incapacidade de continuar a reduzir a sua dívida pública.
O BCE destaca que, um ano após o fim da emergência da COVID-19, muitas nações europeias não conseguiram reverter totalmente as medidas de apoio introduzidas para proteger os consumidores e as companhias do impacto da emergência sanitária e do conflito na Ucrânia. Por sua vez, isso gerou elevados níveis de inflação e aumentos nos preços de energia.
A instituição financeira considerou que os "elevados níveis de endividamento e as políticas fiscais frouxas" poderiam "aumentar ainda mais os custos dos empréstimos e ter efeitos negativos na estabilidade financeira da região europeia, onde vários países têm níveis significativos de endividamento".
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала