- Sputnik Brasil, 1920
Operação militar especial russa
Notícias sobre as tensões na Ucrânia. Siga informado sobre os avanços da operação militar especial russa em Donbass.

Administração Biden está aberta a permitir que a Ucrânia ataque o território da Rússia, diz mídia

© AP Photo / Carolyn KasterCasa Branca (imagem referencial)
Casa Branca (imagem referencial) - Sputnik Brasil, 1920, 30.05.2024
Nos siga no
De acordo com um jornal norte-americano, na Casa Branca estão "cada vez mais preocupados com a capacidade de Kiev de repelir os ataques russos", e por isso poderiam dar maior liberdade de ação à Ucrânia.
A Casa Branca está discutindo a possibilidade de permitir que a Ucrânia lance ataques com armas dos EUA em território da Rússia, relata na quarta-feira (29) o jornal norte-americano Politico, citando uma fonte.
"A questão está 'sob consideração'", disse a mídia, citando um alto funcionário da administração de Joe Biden.
Até o momento, disse o jornal, não foi tomada uma decisão sobre o assunto. Conforme observou ele, as discussões indicam que Joe Biden e sua equipe estão "cada vez mais preocupados com a capacidade de Kiev de repelir os ataques russos, especialmente sua última ofensiva" na região de Carcóvia.
Antony Blinken, secretário de Estado dos EUA, dá coletiva de imprensa no Centro Americano de Pequim, na Embaixada dos EUA em Pequim. China, 19 de junho de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 29.05.2024
Operação militar especial russa
Blinken: EUA não encorajaram Kiev a realizar ataques fora da Ucrânia
Ao mesmo tempo, de acordo com um documento interno do governo ucraniano que chegou à posse do Politico, as restrições em vigor por parte dos Estados Unidos "reduzem significativamente a eficácia da assistência dos parceiros".
Na quarta-feira (29), Antony Blinken, secretário de Estado dos EUA, disse que, embora Washington não incentivasse ataques fora da Ucrânia, ele reconhece o direito de Kiev de tomar decisões independentes sobre autodefesa. O alto responsável norte-americano acrescentou que os EUA se certificariam de que a Ucrânia tivesse os recursos para fazer isso.
Ao mesmo tempo, na terça-feira (28), John Kirby, coordenador de comunicações estratégicas do Conselho de Segurança Nacional dos EUA, afirmou que os Estados Unidos ainda não apoiam ataques com armas ocidentais contra a Rússia.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала