- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

China relata que frustrou tentativa de espionagem da agência britânica MI6

© Sputnik / Anna Ratkoglo / Acessar o banco de imagensBandeiras da China são vistas hasteadas no Grande Salão do Povo em Pequim
Bandeiras da China são vistas hasteadas no Grande Salão do Povo em Pequim - Sputnik Brasil, 1920, 03.06.2024
Nos siga no
O Ministério da Segurança Nacional da China informou que frustrou, no domingo (2), uma tentativa de espionagem do Serviço Secreto de Inteligência do Reino Unido (MI6).
Segundo as autoridades chinesas, o MI6 contratou um homem de sobrenome Wang e sua esposa de sobrenome Zhou, ambos identificados como funcionários do governo, para "obter informações para os britânicos".

"O MI6 proporcionou a Wang formação profissional como espião, ordenando-lhe que regressasse a casa e recolhesse importantes informações de inteligência relacionadas com a China", informou o ministério, segundo informações citadas pelo jornal Financial Times.

Segundo o ministério chinês, Wang candidatou-se em 2015 para participar de um programa de intercâmbio entre a China e o Reino Unido para estudar no exterior. Diante disso, informou que o MI6 administrou a aprovação da licença considerando relevante sua posição no governo.
Depois disso, o MI6 convidou-o para jantares e outros eventos para "compreender as suas fraquezas e interesses". Depois de descobrir que Wang era motivado por dinheiro, ele teria aceitado e recebido uma boa remuneração por "serviços de consultoria".
O líder ucraniano Vladimir Zelensky (C), chega ao Shangri-La Hotel, sede da 21ª cúpula do Diálogo de Shangri-La, em Cingapura, 1º de junho de 2024 - Sputnik Brasil, 1920, 02.06.2024
Panorama internacional
Zelensky vai à Ásia-Pacífico em busca de apoio para 'cúpula de paz', mas China permanece irredutível
Mais tarde, os contatos de Wang no Reino Unido identificaram-se como oficiais do MI6 e disseram-lhe para regressar à China para recolher informações. A esposa de Wang também foi recrutada.
Segundo o Ministério da Segurança Nacional, foram tomadas "medidas contundentes" em relação a Wang, cujo caso continua a ser objeto de investigação.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a cnteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала