- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Novo golpe: secretário-geral da ONU não participará da cúpula da Ucrânia na Suíça

© AP Photo / Amr NabilAntónio Guterres, secretário-geral das Nações Unidas, fala durante coletiva de imprensa com Sameh Shoukry, ministro das Relações Exteriores egípcio (fora da foto), na sede do Ministério das Relações Exteriores na Nova Capital Administrativa do Egito, 24 de março de 2024
António Guterres, secretário-geral das Nações Unidas, fala durante coletiva de imprensa com Sameh Shoukry, ministro das Relações Exteriores egípcio (fora da foto), na sede do Ministério das Relações Exteriores na Nova Capital Administrativa do Egito, 24 de março de 2024 - Sputnik Brasil, 1920, 08.06.2024
Nos siga no
António Guterres recusou sua presença no evento, que visa promover a chamada "fórmula da paz" de Vladimir Zelensky, que já foi rejeitada por Moscou.
O secretário-geral da ONU não participará da cúpula sobre a Ucrânia na Suíça, que ocorre nos dias 16 e 17 de junho e busca promover a chamada fórmula de paz ucraniana no conflito com a Rússia, anunciou na sexta-feira (7) um porta-voz de António Guterres.
"Guterres não irá e acho que já dissemos que a ONU será representada em um nível apropriado", respondeu Stephane Dujarric a uma pergunta durante um briefing, e acrescentou que "todas as partes que estavam organizando a cúpula foram informadas".
Foto aérea tirada mostra o resort de Burgenstock, que sediará conferência de paz para a Ucrânia em 15 e 16 de junho de 2024, na Suíça, 10 de maio de 2024 - Sputnik Brasil, 1920, 06.06.2024
Operação militar especial russa
Apesar dos apelos de Zelensky, muitos líderes não europeus ignoram cúpula na Suíça, diz mídia
Vários países, incluindo a Arábia Saudita, a China e o Paquistão, se têm recusado a participar da cúpula perto de Lucerna, Suíça, enquanto a Índia e a Austrália não serão representadas por líderes sêniores. Joe Biden, presidente dos EUA, também não estará presente, enquanto a Rússia não foi convidada para o evento. Como exemplo, da Ásia até agora apenas um representante cada de Timor-Leste, Cingapura e Filipinas foram confirmados como participando da conferência.
A ideia, apresentada em 2022 pelo mandatário ucraniano Vladimir Zelensky, foi rejeitada por Moscou e descrita como "inaceitável", pois ignora completamente a realidade no terreno.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала