- Sputnik Brasil, 1920
Operação militar especial russa
Notícias sobre as tensões na Ucrânia. Siga informado sobre os avanços da operação militar especial russa em Donbass.

Apesar dos apelos de Zelensky, muitos líderes não europeus ignoram cúpula na Suíça, diz mídia

© AFP 2023 / Fabrice CoffriniFoto aérea tirada mostra o resort de Burgenstock, que sediará conferência de paz para a Ucrânia em 15 e 16 de junho de 2024, na Suíça, 10 de maio de 2024
Foto aérea tirada mostra o resort de Burgenstock, que sediará conferência de paz para a Ucrânia em 15 e 16 de junho de 2024, na Suíça, 10 de maio de 2024 - Sputnik Brasil, 1920, 06.06.2024
Nos siga no
O apoio ao líder ucraniano pelo Ocidente contrasta com a posição que o último tem sobre Gaza, segundo a revista britânica New Statesman.
Muitos líderes de países não europeus não participarão da conferência sobre a Ucrânia na Suíça em protesto contra a duplicidade de critérios do Ocidente em relação ao conflito na Faixa de Gaza, segundo fontes da revista britânica New Statesman.
"A guerra em Gaza está cobrando um preço: fui informado de que muitos líderes não europeus não irão à conferência na Suíça em protesto contra as posições contraditórias do Ocidente", escreve na quarta-feira (5) a mídia.
A agência norte-americana Bloomberg acrescenta na quarta-feira (5) que a tentativa de Vladimir Zelensky de conquistar o apoio da Ásia fracassou.
O líder ucraniano Vladimir Zelensky (C), chega ao Shangri-La Hotel, sede da 21ª cúpula do Diálogo de Shangri-La, em Cingapura, 1º de junho de 2024 - Sputnik Brasil, 1920, 02.06.2024
Panorama internacional
Zelensky vai à Ásia-Pacífico em busca de apoio para 'cúpula de paz', mas China permanece irredutível
"No momento em que este artigo foi escrito, parece que apenas José Ramos-Horta, presidente do Timor-Leste, e Sim Ann, ministra de Estado sênior das Relações Exteriores de Cingapura, irão da Ásia", além de um representante das Filipinas, diz o artigo, intitulado "A tentativa de Zelensky de ganhar o apoio da Ásia fracassa".
"Ele [Zelensky] veio vender a ideia de que a Ásia precisa se unir à Ucrânia [...]. Mas seu argumento falhou", aponta a Bloomberg, observando que Zelensky e o Ocidente ignoraram a questão do apoio da Ásia à Ucrânia por muito tempo, e agora é "tarde demais".
A Suíça realizará uma conferência sobre a Ucrânia nos dias 15 e 16 de junho, perto da cidade de Lucerna, no resort de Burgenstock. Cerca de 80 países confirmaram sua participação, mas a Rússia não estará presente.
Vladimir Khokhlov, porta-voz da embaixada russa em Berna, Suíça, deixou claro que a ideia de uma conferência de paz promovida pelos organizadores era inaceitável para a Rússia porque era não mais que outra versão de uma "fórmula de paz" que não levava em conta os interesses russos. O Kremlin disse que era absolutamente ilógico e inútil procurar soluções para uma saída para a situação do conflito ucraniano sem a participação da Rússia.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a cnteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала