Pentágono: mísseis houthis danificaram 2 navios de carga no golfo de Áden
Pentágono: mísseis houthis danificaram 2 navios de carga no golfo de Áden
Sputnik Brasil
O movimento Ansar Allah, mais conhecido como houthis, que governa o norte do Iêmen, danificou dois navios de carga no golfo de Áden com mísseis antinavio nas... 09.06.2024, Sputnik Brasil
Apesar dos danos, o navio porta-contêineres suíço Tavvishi, de bandeira liberiana, e o navio de carga geral alemão Norderney, de bandeira antiguana, permaneceram flutuando e continuaram em seu curso, informou o comando norte-americano.Tavvishi foi atingido por um míssil balístico antinavio e outro foi abatido. Norderney foi atingido por dois mísseis antinavio balístico e de cruzeiro.Os militares dos EUA também relataram a interceptação de um veículo aéreo não tripulado sobre o golfo de Áden e a destruição de dois mísseis de cruzeiro e um lançador de mísseis em áreas do Iêmen controladas pelos houthis. Segundo um balanço dos houthis, os combatentes iemenitas atacaram até agora 129 navios de Israel, Estados Unidos e Reino Unido nos mares Vermelho, Arábico e Mediterrâneo e no oceano Índico desde novembro passado, em solidariedade com os palestinos na Faixa de Gaza.O líder dos houthis, Abdul Malik al-Houthi, advertiu Israel e os Estados Unidos sobre nova fase de operações contra os dois países caso continuassem a agressão e os ataques em Gaza.Em resposta, EUA e Reino Unido realizam ataques contra o Iêmen desde meados de janeiro sob a justificativa de atuar na segurança da navegação na região, crucial para a navegação mundial.Desde o início do conflito entre Israel e o grupo palestino Hamas, em 7 de outubro de 2023, mais de 36 mil pessoas já morreram durante os confrontos no enclave, a maioria mulheres e crianças, segundo autoridades locais.Desde 2014, os houthis controlam grande parte do centro e do norte do Iêmen, incluindo a capital, Sanaa. Em 2015, uma coalizão árabe liderada pela Arábia Saudita iniciou operações militares para apoiar o Exército iemenita na recuperação dessas áreas.
O movimento Ansar Allah, mais conhecido como houthis, que governa o norte do Iêmen, danificou dois navios de carga no golfo de Áden com mísseis antinavio nas últimas 24 horas, informou o Comando Central dos EUA (CENTCOM, na sigla em inglês).
Apesar dos danos, o navio porta-contêineres suíço Tavvishi, de bandeira liberiana, e o navio de carga geral alemão Norderney, de bandeira antiguana, permaneceram flutuando e continuaram em seu curso, informou o comando norte-americano.
Tavvishi foi atingido por um míssil balístico antinavio e outro foi abatido. Norderney foi atingido por dois mísseis antinavio balístico e de cruzeiro.
Os militares dos EUA também relataram a interceptação de um veículo aéreo não tripulado sobre o golfo de Áden e a destruição de dois mísseis de cruzeiro e um lançador de mísseis em áreas do Iêmen controladas pelos houthis.
Segundo um balanço dos houthis, os combatentes iemenitas atacaram até agora 129 navios de Israel, Estados Unidos e Reino Unido nos mares Vermelho, Arábico e Mediterrâneo e no oceano Índico desde novembro passado, em solidariedade com os palestinos na Faixa de Gaza.
O líder dos houthis, Abdul Malik al-Houthi, advertiu Israel e os Estados Unidos sobre nova fase de operações contra os dois países caso continuassem a agressão e os ataques em Gaza.
Em resposta, EUA e Reino Unido realizam ataques contra o Iêmen desde meados de janeiro sob a justificativa de atuar na segurança da navegação na região, crucial para a navegação mundial.
Desde o início do conflito entre Israel e o grupo palestino Hamas, em 7 de outubro de 2023, mais de 36 mil pessoas já morreram durante os confrontos no enclave, a maioria mulheres e crianças, segundo autoridades locais.
Acesso ao bate-papo bloqueado por violar as regras.
Você pode voltar a participar daqui a:∞.
Se você discorda do bloqueio, use o formulário de feedback
Discussão terminou. É possível participar da discussão durante 24 horas após publicação da matéria.