- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Mídia: Hamas exige que retirada israelense de Gaza aconteça na 1ª semana do eventual acordo

© Foto / Forças de Defesa de IsraelMilitares das Forças de Defesa de Israel (FDI) em ações na Faixa de Gaza, em 23 de maio de 2024
Militares das Forças de Defesa de Israel (FDI) em ações na Faixa de Gaza, em 23 de maio de 2024 - Sputnik Brasil, 1920, 12.06.2024
Nos siga no
As modificações introduzidas pelo Hamas no acordo desenhado pelo presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, para a pacificação do conflito do grupo palestino com Israel incluem a retirada do Exército israelense de toda a Faixa de Gaza na primeira semana de implementação.
É o que noticiou, nesta quarta-feira (12), o jornal israelense Haaretz.
Segundo a mídia, em uma resposta dada pelo Hamas a mediadores nesta quarta, o grupo busca um cessar-fogo completo por parte de Israel e a sua retirada dos centros populacionais no primeiro dia do cessar-fogo.
Primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, participa de uma sessão especial para votar um novo governo no Knesset em Jerusalém (foto de arquivo) - Sputnik Brasil, 1920, 12.06.2024
Panorama internacional
O que a renúncia de Gantz significa para o futuro do governo de Netanyahu?
Se Israel não o fizer, a libertação de reféns será interrompida, diz a publicação.
No terceiro dia do acordo, o Hamas quer que o Exército israelense se retire da autoestrada de Saladino, que liga os dois lados da Faixa, e a autoestrada costeira.
Em troca, o Hamas oferece a libertação de três reféns a cada três dias, totalizando 33 na primeira fase.

Cessar-fogo em Gaza

No final de maio, Biden anunciou que Israel havia submetido uma nova proposta de cessar-fogo na Faixa de Gaza, que incluía três fases, encaminhada para apreciação do Hamas.
O Conselho de Segurança das Nações Unidas (CSNU) adotou na segunda-feira (10) uma resolução dos EUA contendo um plano de armistício em etapas para o enclave. A resolução foi aprovada por 14 países e teve abstenção da Rússia.
A resolução, em grande parte, é vista como uma réplica à proposta de cessar-fogo israelense.
O documento exige que o Hamas aceite a iniciativa que "Israel já aceitou". O texto também solicita que ambas as partes implementem plenamente os termos dessa iniciativa sem demora ou precondições.
Caça ucraniano MiG-29 estaciona na base aérea de Vasilkov perto de Kiev, Ucrânia, 23 de novembro de 2016 - Sputnik Brasil, 1920, 12.06.2024
Panorama internacional
Ex-ministro da Defesa da Eslováquia será processado por entregar 13 caças MiG à Ucrânia
De acordo com a resolução, a primeira fase inclui um cessar-fogo completo imediato, a retirada das tropas israelenses das áreas povoadas em Gaza e a libertação de reféns detidos pelo Hamas, incluindo feridos, idosos e mulheres, além da troca de palestinos presos.
A segunda fase prevê o fim por tempo indeterminado das hostilidades em troca da libertação dos reféns restantes, bem como a retirada das tropas israelenses de Gaza. A terceira fase da iniciativa envolve o lançamento de um "plano de reconstrução plurianual" para Gaza.
Além disso, a resolução rejeita qualquer tentativa de mudança demográfica ou territorial na Faixa de Gaza, incluindo qualquer ação que reduza o território do enclave.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a cnteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала