- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Ataque houthi danifica navio de carga e deixa marinheiro gravemente ferido no golfo de Áden

© AP Photo / Marinha indiana via APAo fundo, petroleiro com bandeira das Ilhas Marshall atingido por um míssil lançado pelos rebeldes houthis, do Iêmen, em janeiro de 2024
Ao fundo, petroleiro com bandeira das Ilhas Marshall atingido por um míssil lançado pelos rebeldes houthis, do Iêmen, em janeiro de 2024 - Sputnik Brasil, 1920, 13.06.2024
Nos siga no
Nesta quinta-feira (13), os houthis lançaram dois mísseis de cruzeiro antinavio, no golfo de Áden, que atingiram o cargueiro M/V Verbena, deixando um marinheiro gravemente ferido, de acordo com o Comando Central dos EUA (CENTCON, na sigla em inglês).
Segundo a nota da entidade na plataforma X (antigo Twitter), ambos os mísseis atingiram o cargueiro graneleiro de bandeira palauense, de propriedade ucraniana e operado por poloneses:

"O M/V Verbena relatou danos e incêndios subsequentes a bordo. A tripulação continua a lutar contra o incêndio. Um marinheiro civil ficou gravemente ferido durante o ataque", diz a nota do CENTCON.

Ao fundo, petroleiro com bandeira das Ilhas Marshall atingido por um míssil lançado pelos rebeldes houthis, do Iêmen, em janeiro de 2024 - Sputnik Brasil, 1920, 09.06.2024
Panorama internacional
Pentágono: mísseis houthis danificaram 2 navios de carga no golfo de Áden
Segundo um balanço dos houthis, os combatentes iemenitas atacaram até agora 129 navios de Israel, Estados Unidos e Reino Unido nos mares Vermelho, Arábico e Mediterrâneo e no oceano Índico desde novembro passado, em solidariedade aos palestinos na Faixa de Gaza.
O líder dos houthis, Abdul Malik al-Houthi, advertiu Israel e os Estados Unidos sobre uma nova fase de operações contra os dois países caso continuassem a agressão e os ataques em Gaza.
Em resposta, EUA e Reino Unido realizam ataques contra o Iêmen desde meados de janeiro sob a justificativa de atuar na segurança da navegação na região, crucial para a navegação mundial. Desde o início do conflito entre Israel e o grupo palestino Hamas, em 7 de outubro de 2023, mais de 37 mil pessoas já morreram durante os confrontos no enclave, a maioria mulheres e crianças, segundo autoridades locais.
Desde 2014, os houthis controlam grande parte do centro e do norte do Iêmen, incluindo a capital, Sanaa. Em 2015, uma coalizão árabe liderada pela Arábia Saudita iniciou operações militares para apoiar o Exército iemenita na recuperação dessas áreas.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a cnteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала