- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Sullivan demonstra irritação com ausência da China na cúpula sobre a paz na Ucrânia

© AP Photo / Susan WalshJake Sullivan durante coletiva na Casa Branca, em Washington (DC). EUA, 22 de maio de 2024
Jake Sullivan durante coletiva na Casa Branca, em Washington (DC). EUA, 22 de maio de 2024 - Sputnik Brasil, 1920, 15.06.2024
Nos siga no
Em coletiva à margem da cúpula, o conselheiro de Segurança Nacional dos EUA diz que gostaria de saber qual a posição de Pequim sobre os termos de Moscou para negociar a paz com Kiev.
O conselheiro de Segurança Nacional dos EUA, Jake Sullivan, atacou a China neste sábado (15), em uma coletiva à margem da cúpula sobre a paz na Ucrânia, na Suíça.
Sullivan afirmou que a ausência da China na cúpula mostra qual a posição de Pequim em relação ao conflito ucraniano e afirmou que outros países deveriam prestar atenção ao fato.
Ele disse ainda que gostaria de saber a posição do governo chinês em relação aos termos para negociação de paz apresentados pelo presidente russo, Vladimir Putin, nesta semana.
"Para ser honesto, penso que é necessário perguntar a países como a China: 'Acha que o que Putin estabeleceu é uma base aceitável para a paz?'", disse Sullivan.
Xanana Gusmão durante cúpula da ASEAN, em Tóquio. Japão, 17 de dezembro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 15.06.2024
Panorama internacional
Na cúpula sobre a Ucrânia, premiê do Timor-Leste pede que outros conflitos não sejam esquecidos
Na sexta-feira (14), em conversa com lideranças do Ministério das Relações Exteriores da Rússia, Putin apresentou os termos de Moscou para iniciar negociações de paz com Kiev.
"Assim que Kiev declarar a prontidão para tal decisão e iniciar uma retirada real das tropas dessas regiões, e também notificar oficialmente o abandono dos planos de adesão à OTAN, o nosso lado imediatamente, literalmente no mesmo minuto, seguirá a ordem de cessar-fogo e iniciará negociações. Repito, faremos isso imediatamente", disse o presidente russo.
O presidente russo ressaltou a disponibilidade de Moscou para o diálogo, disse que a Rússia está consciente da sua responsabilidade em relação à estabilidade global e que se o Ocidente e Kiev rejeitarem a proposta, será deles a responsabilidade sobre o derramamento de sangue no conflito.
O Kremlin afirmou que procurar opções para resolver a situação no conflito ucraniano sem a participação da Rússia é absolutamente ilógico e fútil.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a cnteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала