- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Justiça boliviana manda 3 ex-comandantes para prisão preventiva por tentativa de golpe, diz mídia

© AFP 2023 / Aizar RaldesPoliciais montam guarda na Plaza Murillo, em La Paz, Bolívia, 26 de junho de 2024
Policiais montam guarda na Plaza Murillo, em La Paz, Bolívia, 26 de junho de 2024 - Sputnik Brasil, 1920, 29.06.2024
Nos siga no
O sistema de justiça da Bolívia emitiu, nesta sexta-feira (28), um mandado de prisão preventiva contra o ex-comandante do Exército Juan José Zúñiga e outros dois ex-militares pela tentativa de golpe de Estado na última quarta-feira (26).
Um tribunal anticorrupção decretou a prisão preventiva de Zúñiga durante seis meses em uma prisão de segurança máxima em La Paz, informou a rede de TV Boliviana.
Mulher caminha em frente a militares na Praça Murillo, em La Paz. Bolívia, 26 de junho de 2024 - Sputnik Brasil, 1920, 27.06.2024
Panorama internacional
Tentativa de golpe na Bolívia escancara influências externas na América Latina, dizem especialistas
O ex-comandante da Marinha, Juan Arnez, e o ex-comandante da Divisão Mecanizada de Viacha, Edisol Irahola, também foram enviados para prisão preventiva.

A tentativa

No início da tarde de quarta-feira (28), tropas comandadas pelo general ocuparam a Praça Murillo, onde ficam os prédios do governo boliviano, e chegaram a invadir o palácio presidencial. A tentativa de golpe foi denunciada pelo presidente Luis Arce, que pediu apoio da comunidade internacional e que a população fosse às ruas para proteger a democracia.
O presidente boliviano Luis Arce, que estava no palácio naquele momento, fez um pronunciamento à nação, descrevendo os eventos como uma tentativa de golpe, e criou um novo comando militar, ordenando que os militares deixassem a praça. Os soldados obedeceram à ordem, e Zúñiga foi posteriormente preso no mesmo dia.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a cnteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала