- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Investidor norte-americano afirma ser 'impossível' para governo dos EUA pagar dívida trilionária

© AP Photo / J. Scott ApplewhiteCúpula do Capitólio e a frente oeste da Câmara dos Representantes em Washington, EUA, 17 de abril de 2023
Cúpula do Capitólio e a frente oeste da Câmara dos Representantes em Washington, EUA, 17 de abril de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 01.07.2024
Nos siga no
Diante de uma dívida trilionária que chega a 123% do Produto Interno Bruto (PIB) dos Estados Unidos, o renomado investidor norte-americano Jim Rogers disse à Sputnik que "é simplesmente impossível para Washington algum dia pagá-la".

"Os EUA são a maior nação devedora da história do mundo. Se você olhar para os números, sabe que é impossível para a América pagar suas dívidas. Com isso, também terá mais problemas conforme avançamos", declarou.

Rogers acrescentou que é um bom momento para ser um norte-americano mais velho, mas não para ser um adolescente, já que problemas vão surgir no futuro por conta da dívida do país.
Segundo o Fundo Monetário Internacional, a dívida pública dos EUA ultrapassará 123% do PIB neste ano e chegará a quase 134% em 2029.
A dívida dos EUA atualmente ultrapassa US$ 34,8 trilhões (R$ 194,6 trilhões).
Gita Gopinath, vice-diretora gerente do Fundo Monetário Internacional (FMI), fala durante a Conferência FMI-IOSCO durante reunião do Grupo FMI-Banco Mundial na sede do FMI em Washington, EUA, 15 de abril de 2024 - Sputnik Brasil, 1920, 09.06.2024
Panorama internacional
FMI adverte: EUA devem conter seus gastos em meio ao alto déficit orçamental

Alerta do FMI ao governo norte-americano

Na última semana, o FMI fez um alerta ao governo sobre o patamar que a dívida vai alcançar caso as políticas atuais sejam mantidas. "Da mesma forma, espera-se que o déficit das administrações públicas permaneça em cerca de 2,5% do PIB, acima dos níveis previstos […]", disse a organização.
Os Estados Unidos precisam inverter o atual aumento da relação entre dívida pública e PIB para evitar um risco crescente para o país e para a economia global, afirmou o FMI.
O mesmo órgão revelou que até o final da década a relação entre a dívida e o PIB norte-americano ultrapassará os 106% da Segunda Guerra Mundial, e a tendência é que continue aumentando.
O CBO também estimou que os pagamentos líquidos de juros, que atualmente rondam os 3% do PIB, continuarão a crescer.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Também estamos nas redes sociais X (Twitter) e TikTok.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала