Empresário alemão adverte que dívida dos EUA excede todos os ativos do país combinados
CC BY 2.0 / Mike Poresky / FogoNota de cinco dólares em chamas
Nos siga no
Os EUA enfrentarão inevitavelmente o colapso econômico por causa de sua enorme dívida pública, escreveu na rede social X o empresário alemão-finlandês e fundador do Megaupload, um dos maiores sites de compartilhamento de arquivos, Kim Dotcom.
"Os pagamentos de juros da dívida pública dos EUA equivalem a US$ 1 trilhão, um terço de todos os impostos nos EUA. A dívida e as obrigações não garantidas dos EUA excedem todos os ativos do país combinados. Tudo o que os americanos e as empresas americanas possuem. O império americano faliu. O colapso econômico é inevitável. Se desfaçam de dólares, ações e títulos dos EUA", disse o empresário.
Anteriormente, o presidente russo Vladimir Putin advertiu que os EUA deviam à economia mundial US$ 54,3 trilhões que não são garantidos com nada. O volume da economia do país está encolhendo e seus fundamentos estão quebrando de tempos em tempos. Ele chamou isso de um problema para todos os detentores dos dólares.
Putin tem repetidamente enfatizado que, a este respeito, o processo de desdolarização no mundo é inevitável e objetivo. Segundo o presidente, os países do BRICS já estão elaborando mecanismos eficazes de transações e controle monetário e financeiro. Como resultado, a participação da moeda norte-americana nas transações entre os membros deste grupo de países está diminuindo.