- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Kremlin: Pequim pode responder 'por si' às acusações do chefe da OTAN sobre 'alimentar conflito'

© AP Photo / Virginia MayoO secretário-geral da OTAN, Jens Stoltenberg, ouve perguntas de jornalistas durante uma conferência de imprensa na sede da OTAN em Bruxelas, em 27 de novembro de 2023
O secretário-geral da OTAN, Jens Stoltenberg, ouve perguntas de jornalistas durante uma conferência de imprensa na sede da OTAN em Bruxelas, em 27 de novembro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 01.07.2024
Nos siga no
O secretário-geral da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN), Jens Stoltenberg, acusou a China de incitar o maior conflito militar na Europa desde a Segunda Guerra Mundial, segundo o jornal japonês Yomiuri Shimbun, apesar de Pequim e Moscou negarem repetidamente.
A Rússia está produzindo mísseis e drones com o apoio de tecnologia avançada importada da China, o que torna Pequim responsável por instigar o maior conflito em solo europeu desde a Segunda Guerra Mundial, disse Stoltenberg ao jornal japonês.
Assim, há uma forte necessidade de reforçar a cooperação entre o Japão, a Coreia do Sul, a Austrália e a Nova Zelândia para intensificar a pressão sobre a China e estabilizar a região, disse o secretário-geral.
No caso de uma crise em torno de Taiwan, a OTAN manterá o seu estatuto de aliança norte-americana e europeia, disse Stoltenberg. Ele também disse que a Aliança Atlântica não avançaria com o seu plano anunciado anteriormente de abrir um escritório em Tóquio, a fim de evitar provocar Pequim.
Em maio, o primeiro-ministro japonês Fumio Kishida disse que o seu país estava em negociações para abrir um escritório de ligação da OTAN em Tóquio para facilitar as consultas com a aliança.
Bombardeiro B-1B da Força Aérea dos EUA sobrevoa a Península da Coreia com jatos de combate sul-coreanos  durante exercício aéreo combinado. - Sputnik Brasil, 1920, 30.06.2024
Panorama internacional
Coreia do Norte condena exercício trilateral dos EUA, Japão e Coreia do Sul: 'OTAN asiática'
A Aliança Atlântica não vê a China como um rival, mas ainda vê o seu comportamento como um desafio aos valores, interesses e segurança da OTAN, disse o responsável.
Pequim pode, por si só, avaliar adequadamente as palavras do secretário-geral da OTAN, Jens Stoltenberg, disse o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, nesta segunda-feira (1º).
"Negativamente, mas por outro lado, estamos confiantes de que os nossos próprios amigos chineses podem dar uma avaliação adequada de tais ações", disse Peskov aos jornalistas, respondendo sobre a reação do Kremlin às palavras de Stoltenberg.
A declaração de Stoltenberg surge em um momento em que os EUA continuam a acusar a China de uma reaproximação com a Rússia, bem como a alegar que Pequim tem apoiado a operação militar especial da Rússia na Ucrânia. A China e a Rússia rejeitaram as reivindicações dos EUA e enfatizaram a natureza econômica das suas relações bilaterais.
A 75ª cúpula da OTAN terá lugar em Washington de 9 a 11 de julho.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Também estamos nas redes sociais X (Twitter) e TikTok.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала