- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Países Baixos autorizam envio de 24 caças F-16 para a Ucrânia, informa Ministério da Defesa

© AP Photo / Mindaugas KulbisUm caça F-16 da Força Aérea portuguesa e um caça F-16 da Força Aérea romena participam da Missão de Policiamento Aéreo do Báltico, da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN), operando no espaço aéreo da Lituânia, em 22 de maio de 2023
Um caça F-16 da Força Aérea portuguesa e um caça F-16 da Força Aérea romena participam da Missão de Policiamento Aéreo do Báltico, da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN), operando no espaço aéreo da Lituânia, em 22 de maio de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 01.07.2024
Nos siga no
As autoridades dos Países Baixos autorizaram nesta segunda-feira (1º) a exportação de 24 aviões de combate F-16 para a Ucrânia. Conforme a ministra da Defesa do país, Kajsa Ollongren, os primeiros deles chegarão em breve a Kiev.

"No dia 19 de junho, a ministra do Comércio Exterior e Cooperação para o Desenvolvimento dos Países Baixos, Liesje Schreinemacher, autorizou a exportação de 24 aviões F-16 e sete motores. Os Países Baixos fornecerão em breve os primeiros F-16 à Ucrânia", disse Ollongren em uma carta dirigida à Câmara dos Representantes publicada nesta segunda.

Em junho, a ministra declarou que o país também permitirá que a Ucrânia utilize os caças F-16 enviados para atacar alvos militares no território da Rússia. Anteriormente, os Estados Unidos também autorizaram que aliados transferissem os aviões a Kiev, enquanto especialistas participam da formação do pessoal encarregado do manejo e da manutenção dos caças.
Os Países Baixos e a Dinamarca foram os primeiros a concordar em fornecer os F-16 à Ucrânia, enquanto a Casa Branca confirmou o envio das aeronaves assim que finalizada a formação dos pilotos. Ollongren comunicou antes que o país busca fornecer os primeiros F-16 em 2024.
Su-57: caça russo que desafia o F-16 da OTAN - Sputnik Brasil, 1920, 26.06.2024
Multimídia
Su-57: caça russo que desafia o F-16 da OTAN

F-16 e armas nucleares

No início de maio, a Rússia afirmou que vai considerar os caças táticos F-16 como portadores de armas nucleares, independentemente de sua modificação, e o fornecimento à Ucrânia pelos EUA e a Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) são "uma provocação".
Desde fevereiro de 2022, a Rússia realiza uma operação militar especial na Ucrânia cujos objetivos, segundo o presidente russo, Vladimir Putin, são proteger a população de "um genocídio por parte do regime de Kiev" e conter os riscos de segurança nacional que representa o avanço da OTAN para o leste.
Moscou advertiu repetidamente que a aliança militar está "brincando com fogo" ao fornecer armas à Ucrânia e que os comboios estrangeiros seriam "alvos legítimos" para o Exército russo assim que cruzassem a fronteira.
Segundo o Kremlin, a política do Ocidente de fornecer armas à Ucrânia não contribui para as negociações russo-ucranianas e só terá efeito negativo.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a cnteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала