- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Após 'choque' em Berlim, Hungria diz que reunião com Alemanha foi cancelada por 'razões técnicas'

© AFP 2023 / Ludovic Marin O chanceler alemão Olaf Scholz (frente) e o primeiro-ministro húngaro Viktor Orban durante a reunião informal do Conselho Europeu no Palácio do Congresso em Granada, sul da Espanha, em 6 de outubro de 2023
O chanceler alemão Olaf Scholz (frente) e o primeiro-ministro húngaro Viktor Orban durante a reunião informal do Conselho Europeu no Palácio do Congresso em Granada, sul da Espanha, em 6 de outubro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 06.07.2024
Nos siga no
Na sexta-feira (5), a Hungria cancelou uma reunião, agendada para segunda-feira (8), entre o chanceler húngaro e a ministra das Relações Exteriores alemã. Budapeste disse hoje (6) que a ação aconteceu por "motivos técnicos".
O Ministério das Relações Exteriores da Alemanha afirmou ter ficado "surpreso" com o cancelamento de última hora, e que uma discussão "séria e honesta" era necessária depois que o primeiro-ministro, Viktor Orbán, se encontrou com o presidente russo, Vladimir Putin.
"Devido a uma mudança imprevista na agenda do ministro, o Ministério das Relações Exteriores solicitou que a visita ocorresse em uma data posterior, esperançosamente em um futuro próximo. A razão é puramente técnica e não política", afirmou a chancelaria húngara neste sábado (6), citada pela Reuters.
Mais cedo na sexta-feira (5), enquanto Orbán se reunia com Putin, o chanceler alemão Olaf Scholz disse que o premiê não lhe deu nenhum aviso prévio sobre seus planos de viagem.

"O Conselho Europeu é representado por Charles Michel em termos de política externa — e não a Hungria", disse Scholz, citado pela Bloomberg.

Em uma reunião em Kiev na terça-feira (2), Orbán pediu a Vladimir Zelensky que considerasse um cessar-fogo.
Vladimir Zelensky aperta a mão do primeiro-ministro da Hungria, Viktor Orbán, após dar uma entrevista coletiva em Kiev em 2 de julho de 2024 - Sputnik Brasil, 1920, 02.07.2024
Panorama internacional
Orbán da Hungria vai à Ucrânia e pede a Zelensky 'cessar-fogo para acelerar negociações de paz'
Michel emitiu um alerta público na quinta-feira (4) à noite para deixar claro que Orbán não falou em nome de Bruxelas depois que não conseguiu entrar em contato com autoridades húngaras.
A ida de Orbán à Rússia causou diversas críticas públicas de membros importantes do bloco europeu como Josep Borrell, Ursula von der Leyen e o próprio Charles Michel.
Na segunda-feira (1º), Budapeste assumiu a presidência rotativa da União Europeia (UE), sucedendo à Bélgica na presidência rotativa do Conselho Europeu.
No entanto, quando o premiê visitou Kiev dias antes, a ação foi considerada uma iniciativa inédita, demonstrando que, de fato, lideranças ocidentais não estão dispostas a ter um diálogo com Moscou.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Também estamos no TikTok.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала