- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Presidentes dos países do Mercosul reafirmam integração regional e fortalecimento da economia

© Divulgação / Ricardo StuckertOs presidentes do Panamá, José Raúl Mulino; do Paraguai, Santiago Peña; do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva; do Uruguai, Luis Alberto Lacalle Pou; e da Bolívia, Luis Arce, durante cúpula do Mercosul em Assunção. Paraguai, 8 de julho de 2024
Os presidentes do Panamá, José Raúl Mulino; do Paraguai, Santiago Peña; do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva; do Uruguai, Luis Alberto Lacalle Pou; e da Bolívia, Luis Arce, durante cúpula do Mercosul em Assunção. Paraguai, 8 de julho de 2024 - Sputnik Brasil, 1920, 08.07.2024
Nos siga no
Na 64ª Cúpula de Presidentes do Mercosul, realizada nesta segunda-feira (8), em Assunção, no Paraguai, líderes dos países-membros e da Bolívia reafirmaram seu compromisso com os objetivos do bloco e discutiram medidas para fortalecer a integração regional.
"Os presidentes reafirmaram a importância de fortalecer as instituições democráticas, a vigência do Estado de direito, a proteção dos direitos humanos e o crescimento econômico na região", conforme destacado em nota publicada pelo Ministério das Relações Exteriores brasileiro.
Os presidentes dos países-membros do Mercosul — Santiago Peña Palacios (Paraguai), Luiz Inácio Lula da Silva (Brasil), Luis Alberto Lacalle Pou (Uruguai) e Diana Mondino, ministra das Relações Exteriores da Argentina — juntamente com Luis Alberto Arce, presidente da Bolívia, em processo de adesão, participaram do encontro.
A presença do presidente do Panamá, José Raúl Molino, também foi um dos destaques deste ano.
Vale ressaltar que a integração regional fortalecida pelo Mercosul não apenas beneficia os países-membros, mas também pode desempenhar um papel crucial nas relações comerciais internacionais, incluindo países como a Rússia, um dos parceiros do bloco.
Os líderes ressaltaram a importância de fortalecer as instituições democráticas, a vigência do Estado de direito, a proteção dos direitos humanos e o crescimento econômico na região.
Javier Milei posa ao lado de Jair Bolsonaro, Tarcísio de Freitas e Eduardo Bolsonaro em Balneário Camboriú (SC). Brasil, 6 de julho de 2024 - Sputnik Brasil, 1920, 07.07.2024
Notícias do Brasil
'Encontro de terraplanistas': ministro de Lula ironiza encontro de Milei com Bolsonaro
Mais cedo, Lula havia discursado enfatizando a importância do Mercosul como instrumento de integração regional e desenvolvimento econômico.
Sem mencionar o homólogo argentino, Javier Milei, que não participou da cúpula, ele criticou políticas ultraliberais, afirmando que "em um mundo globalizado, não faz sentido recorrer ao nacionalismo arcaico e isolacionista. Também não há justificativa para resgatar experiências ultraliberais que apenas agravaram as desigualdades na nossa região".
Lula também lamentou a divisão interna do Mercosul nos últimos anos e defendeu o bloco como fundamental para a presença dos países da região no cenário mundial.

Avanços econômicos e comerciais

No âmbito econômico, os presidentes destacaram a redução da Tarifa Externa Comum (TEC) e a necessidade de continuar a revisão integral da tarifa para fortalecer sua consistência.
A criação de um Comitê ad hoc sobre Medidas que Afetam o Comércio Intrazona foi mencionada como uma iniciativa a fim de identificar e eliminar barreiras comerciais no bloco.
Os líderes ressaltaram a importância da coordenação de políticas macroeconômicas, discutindo resiliência econômica e fenômenos climáticos extremos na região, como a recente situação ocorrida no Rio Grande do Sul.
"A liberalização progressiva do comércio de serviços intrazona e a reativação dos trabalhos do Comitê Automotivo do Mercosul foram enfatizadas como passos cruciais", destacaram os líderes.
Os presidentes valorizaram as contribuições da agricultura familiar para a produção alimentar e o desenvolvimento sustentável. "Reafirmaram a importância da integração energética regional, destacando a interconexão elétrica e gasífera e a incorporação de fontes energéticas renováveis", acrescentaram.
No campo ambiental, foi ressaltada a importância da preservação da biodiversidade regional e a assinatura de acordos sobre conservação marinha. "Destacaram também a necessidade de coordenar posições em relação a substâncias e produtos químicos perigosos."
Por fim, os presidentes celebraram os avanços nas áreas de integração física, conectividade digital e infraestrutura regional, como a construção do Corredor Bioceânico.
"Enfatizaram a importância de um Mercosul mais forte, unido e próspero, eliminando restrições internas que limitam o livre intercâmbio de bens e serviços e fortalecendo a inserção internacional do bloco", concluíram os líderes.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Também estamos nas redes sociais X (Twitter) e TikTok.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала