- Sputnik Brasil, 1920
Notícias do Brasil
Notícias sobre política, economia e sociedade do Brasil. Entrevistas e análises de especialistas sobre assuntos que importam ao país.

Exército Brasileiro terá drones equipados com mísseis pela 1ª vez até 2027, informa força

© Foto / Twitter / ReproduçãoExército Brasileiro recebe primeiro drone Nauru 1000C da XMobots
Exército Brasileiro recebe primeiro drone Nauru 1000C da XMobots  - Sputnik Brasil, 1920, 09.07.2024
Nos siga no
A base para o futuro armamento é a aeronave pilotada remotamente Nauru 1000C, adquirida pela força em dezembro de 2022. O equipamento deve ser fortalecido com mísseis Enforcer.
Por meio de uma nota divulgada pelo Exército Brasileiro nesta terça-feira (9), a força confirmou que o arsenal militar do país contará com drones armados com mísseis até 2027, relata o jornal O Globo.
No dia 28 de maio deste ano, a empresa XMobots, fabricante do drone, anunciou que 21 militares haviam concluído o treinamento de nove meses para pilotar as aeronaves.
O veículo aéreo não tripulado foi desenvolvido sob encomenda para o Exército e deverá ser usado em ações de vigilância e defesa nas áreas de fronteira brasileira, escreve a mídia.
O drone deverá ser equipado com mísseis Enforcer, descrito como um "sistema de armas leves guiadas de nova geração". Pesando cerca de 7 quilos, esses mísseis têm capacidade de derrotar "alvos leves" e "ligeiramente blindados", o que inclui veículos em movimento.
O primeiro drone Nauru foi entregue ao Exército brasileiro em uma cerimônia no hangar do 2º Batalhão de Aviação do Exército, em Taubaté (SP), em 2022, conforme noticiado.
O sistema fornecido conta com três aeronaves Nauru que são pilotadas de uma base móvel em solo, montada dentro de um contêiner.

"[O equipamento] está colocando o Exército Brasileiro em outro patamar em termos de tecnologia, inteligência e aquisição de alvos. Esta tecnologia vai nos ajudar muito nas operações na faixa de fronteira, operações em ambientes urbanos e nas operações convencionais mesmo", afirmou na época o então comandante militar do Sudeste e atual comandante do Exército, general Tomás Ribeiro Paiva, quando a força recebeu as primeiras unidades.

Com peso máximo de decolagem de 150 quilos, esses drones têm autonomia de até 10 horas de voo e são movidos a propulsão híbrida (combustão e eletricidade).
Uma aeronave Nauru tem 7,7 metros de envergadura e 2,9 metros de comprimento e pode atingir uma velocidade de até 110 quilômetros por hora.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала