- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Líder ucraniano queixa-se do número baixo de tanques Abrams e exige mais caças F-16

© Sputnik / Ministério da Defesa da RússiaMilitares do agrupamento de tropas Tsentr (Centro) das Forças Armadas da Rússia evacuam tanque Abrams da direção de Avdeevka, no front da operação militar especial, foto publicada em 29 de abril de 2024
Militares do agrupamento de tropas Tsentr (Centro) das Forças Armadas da Rússia evacuam tanque Abrams da direção de Avdeevka, no front da operação militar especial, foto publicada em 29 de abril de 2024 - Sputnik Brasil, 1920, 10.07.2024
Nos siga no
Vladimir Zelensky disse, às margens da cúpula da OTAN em Washington, que é improvável que os 31 tanques Abrams fornecidos pelos EUA façam muita diferença no campo de batalha na Ucrânia.
"Não tenho a certeza de que esse número de tanques possa mudar a situação no campo de batalha", disse Zelensky na terça-feira (9).
Em maio, a CNN informou, citando tripulações ucranianas que operam os tanques M1 Abrams, que eles têm tido inúmeros problemas com o uso dos veículos blindados em combate. Destaca-se que os tanques de US$ 10 milhões (R$ 54,4 milhões) não possuem blindagem suficiente contra armas modernas, como drones, não protegendo adequadamente o pessoal contra ataques. Um dos militares disse que os tanques se tornaram o "alvo número um das forças russas".
O Ministério da Defesa da Rússia tem repetidamente informado sobre a destruição de tanques Abrams na zona da operação militar especial.
Além disso, Zelensky declarou que a Ucrânia precisará pelo menos de 128 caças F-16 imediatamente, ou então não será capaz de enfrentar a Força Aérea da Rússia.
O presidente dos EUA, Joe Biden (à esquerda), o secretário-geral da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN), Jens Stoltenberg (ao centro), e o presidente da Ucrânia, Vladimir Zelensky, conversam antes de reunião sobre a Ucrânia, em Vilnius. Lituânia, 12 de julho de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 09.07.2024
Panorama internacional
Mídia: Kiev busca pressionar EUA para suspender limitações a ataques em território russo
"Então, até termos 128 jatos, não vamos conseguir nos equiparar a eles [russos] no céu. De qualquer forma, será difícil", disse o líder ucraniano.
Nos primeiros meses de 2024, até maio, os aliados ocidentais da Ucrânia se comprometeram a fornecer cerca de 85 caças F-16 à Ucrânia, mas o prazo de algumas dessas entregas não está claro.
O ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, disse no ano passado que a Rússia consideraria o envio de caças F-16 com capacidade nuclear à Ucrânia uma ação deliberada de sinalização da OTAN na esfera nuclear.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Também estamos nas redes sociais X (Twitter) e TikTok.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала