- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Eurodeputados exigem retirada de direitos de voto à Hungria por viagens à Rússia e China

© AFP 2023 / Samuel CorumViktor Orbán, primeiro-ministro da Hungria, participa de reunião do Conselho OTAN-Ucrânia durante a cúpula do 75º aniversário da OTAN no Centro de Convenções Walter E. Washington, em Washington, D.C. EUA, 11 de julho de 2024
Viktor Orbán, primeiro-ministro da Hungria, participa de reunião do Conselho OTAN-Ucrânia durante a cúpula do 75º aniversário da OTAN no Centro de Convenções Walter E. Washington, em Washington, D.C. EUA, 11 de julho de 2024 - Sputnik Brasil, 1920, 16.07.2024
Nos siga no
Uma carta de 63 membros do Parlamento Europeu instou a favor da remoção dos direitos de voto da Hungria na União Europeia (UE), que diz já ter causado "danos significativos".
Dezenas de eurodeputados exigiram que a Hungria fosse destituída de seus direitos de voto na UE após as viagens do primeiro-ministro Viktor Orbán à Rússia e à China, informou na terça-feira (16) o jornal norte-americano Politico.
O jornal citou para isso uma carta de 63 membros do Parlamento Europeu a Ursula von der Leyen, chefe da Comissão Europeia, Charles Michel, chefe do Conselho Europeu, e Roberta Metsola, presidente do Parlamento Europeu.
De acordo com o Politico, os deputados disseram na carta que Orbán "causou danos significativos através do abuso do papel de presidência do Conselho" da UE.
O primeiro-ministro da Hungria, Viktor Orbán, fala com jornalistas antes da Cúpula do Conselho Europeu na sede da UE em Bruxelas, em 27 de junho de 2024 - Sputnik Brasil, 1920, 13.07.2024
Panorama internacional
UE atacou mais Orbán nas últimas semanas do que condenou ações de Israel em meses, diz jornal chinês
Orbán chegou a Moscou com uma delegação em 5 de julho e teve reunião com o presidente russo, Vladimir Putin. Ele classificou a visita a Moscou como a etapa seguinte de uma missão de paz, cujo início foi uma viagem a Kiev três dias antes. O primeiro-ministro húngaro disse que pretende fazer várias reuniões inesperadas semelhantes em breve.
Posteriormente, Orbán viajou para Pequim, onde disse que a Hungria era contra o confronto com a China e a favor da cooperação desta com a UE. Depois viajou para Washington, para a cúpula da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN).
Na segunda-feira (15), o jornal Politico, citando dois diplomatas da UE, relatou que os Estados-membros do bloco estavam considerando medidas punitivas para a Hungria em meio ao descontentamento com as visitas de Orbán a Moscou e Pequim, e vários embaixadores dos países da UE sugeriram boicotar uma reunião informal de ministros das Relações Exteriores em Budapeste, capital húngara, no final de agosto.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Também estamos no TikTok.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала