- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Israel bombardeia porto de Hodeida no Iêmen (VÍDEOS)

© AFP 2023 / -Uma enorme coluna de fogo irrompe após os ataques israelenses na cidade portuária de Hodeida, no Iêmen, em 20 de julho de 2024
Uma enorme coluna de fogo irrompe após os ataques israelenses na cidade portuária de Hodeida, no Iêmen, em 20 de julho de 2024 - Sputnik Brasil, 1920, 20.07.2024
Nos siga no
Israel bombardeou neste sábado (20) as instalações petrolíferas da cidade portuária de Hodeida, no Iêmen, informou o movimento Ansar Allah, também conhecido como houthi.
Três pessoas morreram e outras 80 ficaram feridas, a maioria por conta dos incêndios, disse uma fonte do Ministério da Saúde do Iêmen à Sputnik.
O porta-voz do movimento, Mohammad Abdessalam, confirmou que os ataques aéreos israelenses atingiram instalações petrolíferas e uma usina de energia no porto, causando incêndios.
"Afirmamos que esta agressão brutal só aumentará a determinação, a firmeza e a resiliência do povo iemenita e das suas valentes Forças Armadas. Vai também reforçar o nosso apoio contínuo e crescente a Gaza."
Confirmado pelas Forças de Defesa de Israel (FDI), este foi o primeiro ataque isralense contra o Ansar Allah. O bombardeio foi feito ""em resposta às centenas de ataques realizados contra o Estado de Israel nos últimos meses", afirmaram as forças do país em sua conta no Telegram.
Em declaração a imprensa, o ministro da Defesa de Israel, Yoav Gallant, afirmiu que "o sangue dos cidadãos israelenses tem um preço. Isto ficou claro no Líbano, em Gaza, no Iêmen e em outros lugares. Se eles ousarem atacar-nos, o resultado será idêntico".
"O incêndio que está atualmente ardendo em Hodeida é visto em todo o Oriente Médio e o significado é claro."
O ministro das Relações Exteriores, Israel Katz, disse que o ataque no Iêmen também foi um aviso ao Irã.
"Este é o momento para a comunidade internacional maximizar as sanções ao Irã - sob cuja direção os Houthis estão prejudicando gravemente a liberdade de navegação e as rotas comerciais. O Irã é a cabeça da cobra - deve ser parado agora."
Após diversos ataques contra cidades menores israelenses, na quinta-feira (18) o movimento xiita iemenita lançou seu primeiro ataque bem-sucedido contra a capital israelense de Tel-Aviv, deixando uma pessoa morta.
O ataque foi significativo por atingir um edifício próximo ao consulado dos Estados Unidos e por ter penetrado a famosa defesa área de Israel, o Iron Dome.
No final do ano passado, os houthis anunciaram que atacariam navios associados a Israel que passassem pelo mar Vermelho até que o país interrompesse sua ofensiva contra Gaza.
Mulher palestina senta em escombros após ataque aéreo israelense no campo de refugiados de Rafah, no sul da Faixa de Gaza, em 18 de novembro de 2012 - Sputnik Brasil, 1920, 16.07.2024
Panorama internacional
Analista: cessar-fogo para Israel é uma ilusão, Netanyahu faz de 'tudo para sabotar as negociações'

EUA e Israel trabalharam em conjunto

Segundo relatado pelo portal Axios, citando fontes anônimas dos governos dos EUA e de Israel, representantes militares de ambos os países estiveram em comunicação logo antes do ataque de hoje.
Ainda segundo a fonte israelense, os ataques teriam sido realizados em conjunto entre as duas nações.
Mais cedo, o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, afirmou que o porto de Hodeida é utilizado pelo Ansar Allah como porta de entrada para armas iranianas.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a cnteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала