Lockheed Martin diz estar pronta para produzir mísseis de longo alcance para os EUA no Reino Unido

© AP Photo / Exército dos EUA / John Hamilton / HandoutSoldados realizam testes de fogo real das primeiras versões do míssil de longo alcance ATACMS no Campo de Teste de Mísseis White Sands, nos EUA, em 14 de dezembro de 2021
Soldados realizam testes de fogo real das primeiras versões do míssil de longo alcance ATACMS no Campo de Teste de Mísseis White Sands, nos EUA, em 14 de dezembro de 2021 - Sputnik Brasil, 1920, 24.07.2024
Nos siga no
A montadora dos EUA afirma que poderá criar mísseis chamados Mako devido ao acordo AUKUS do país com a Austrália e o Reino Unido.
A montadora norte-americana Lockheed Martin anunciou que está pronta para desenvolver um míssil hipersônico a jato no Reino Unido antes de produzi-lo nos EUA, escreveu na terça-feira (23) o jornal britânico The Telegraph.
A empresa apontou um protótipo do míssil Mako manobrável, denominado em nome do tubarão mais rápido que existe, como exemplo de uma arma que está disposta a desenvolver no país europeu.
Um militar da 200ª Brigada de Fuzileiros Motorizados de Guardas da Frota do Norte da Rússia dispara um lançador de granadas automático em uma posição, durante a operação militar russa na Ucrânia, em local desconhecido, na Rússia, 21 de janeiro de 2024 - Sputnik Brasil, 1920, 20.07.2024
Operação militar especial russa
Tropas ucranianas perdem no total em 1 dia 1.895 militares e estação de radar de sistema Patriot
O desenvolvimento de armas avançadas fora dos Estados Unidos, que ajudaram a financiar o trabalho inicial do míssil hipersônico, seria um desvio dos padrões convencionais da empresa, indica o The Telegraph.

"Tal compartilhamento de tecnologia foi possível graças ao acordo AUKUS [acordo militar entre a Austrália, EUA e o Reino Unido]", explicou Tim Cahill, chefe da divisão de mísseis guiados da Lockheed Martin, ao jornal.

De acordo com o The Telegraph, o Ministério da Defesa do Reino Unido administra um consórcio de cerca de 80 empresas desde o final de 2023 para desenvolver um projeto de míssil hipersônico britânico, com prazo até 2030. A mídia relata que esse prazo "apertado" pode incentivar o Ministério da Defesa britânico a cooperar com a Lockheed, que "já passou anos" desenvolvendo armas semelhantes.
A AUKUS, anunciada em setembro de 2021, tem dois componentes. O primeiro diz respeito ao desenvolvimento de uma frota australiana de submarinos nucleares usando tecnologia norte-americana e britânica. O segundo componente envolve o desenvolvimento de um conjunto de tecnologias, incluindo robótica submarina, eletrônica quântica, segurança cibernética e recursos de guerra eletrônica, armas supersônicas e mecanismos de defesa contra elas.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a cnteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала