'Limitar o impacto dos aviões': mídia revela problemas dos caças F-16 na Ucrânia
06:10 29.07.2024 (atualizado: 06:33 29.07.2024)
© AP Photo / Remy de la MauviniereUm caça F-16C da Força Aérea dos EUA realiza seu voo de demonstração no 47º Paris Air Show em Le Bourget, norte de Paris, 22 de junho de 2007
© AP Photo / Remy de la Mauviniere
Nos siga no
Os caças F-16 norte-americanos enfrentarão grandes problemas na Ucrânia devido aos constantes ataques da Rússia às bases aéreas e à escassez de pilotos qualificados, avança o The New York Times.
"Os ataques contra aeródromos ucranianos mostram a determinação da Rússia de limitar o impacto dos aviões antes mesmo de eles entrarem em combate. Eles também evidenciam os desafios que a Ucrânia enfrenta na preparação para utilizar a sofisticada aeronave pela primeira vez", diz o artigo.
Além disso, como observado pelo jornal, a Ucrânia está enfrentando uma escassez aguda de pilotos qualificados e técnicos treinados para manutenção dessas aeronaves.
"Os F-16 e seus pilotos enfrentarão forte resistência […] tanto em terra como no ar", cita o jornal as palavras do analista militar Hunter Stoll da corporação RAND.
Anteriormente, o secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, afirmou que os EUA e aliados estão enviando caças F-16 para a Ucrânia "agora mesmo".
O ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, observou que os EUA e seus satélites da OTAN criam riscos de um confronto armado direto com a Rússia. Segundo ele, o fato de Kiev dispor de caças F-16 capazes de transportar armas nucleares será considerado pela Rússia como uma ameaça ocidental na esfera nuclear.