- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Embaixadora da Nicarágua deixa o Brasil e será nomeada ministra em seu país

© AP Photo / Andres NunesUm homem passa por um mural do presidente da Nicarágua, Daniel Ortega, durante as eleições gerais em Manágua, em 7 de novembro de 2021
Um homem passa por um mural do presidente da Nicarágua, Daniel Ortega, durante as eleições gerais em Manágua, em 7 de novembro de 2021 - Sputnik Brasil, 1920, 08.08.2024
Nos siga no
O governo da Nicarágua divulgou nesta quinta-feira (8) uma nota pública informando que sua representante oficial em Brasília também está retornando para casa.

"Nossa embaixadora Fulvia Castro está a caminho de nossa Nicarágua, onde assumirá o cargo de ministra da Economia Familiar a partir de sua chegada, uma vez formalizada a nomeação oficial pelo nosso presidente", diz a nota.

O comunicado também confirma que o embaixador brasileiro em Manágua, Breno de Souza Brasil Dias da Costa, já deixou o cargo para voltar ao Brasil. O Ministério das Relações Exteriores do Brasil ainda não se pronunciou oficialmente sobre o incidente.
A nota do governo nicaraguense não explica o motivo do retorno da embaixadora, mas uma fonte do Itamaraty confirmou à Sputnik Brasil relatos anteriores de outros veículos de que a Fulvia Patricia Castro Matu foi afastada em resposta à decisão da Nicarágua de expulsar o diplomata brasileiro.
O presidente da Nicarágua, Daniel Ortega, durante a cerimônia de inauguração de um viaduto em Manágua, capital nicaraguense, em 21 de março de 2019 - Sputnik Brasil, 1920, 16.07.2024
Panorama internacional
Presidente da Nicarágua afirma que o BRICS é 'um freio à política de sanções'
De acordo com meios de comunicação brasileiros, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva determinou a expulsão da embaixadora após reunião nesta manhã com o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, que abordou a expulsão de Breno da Costa pelo governo de Daniel Ortega ontem (8).
O motivo, segundo a imprensa nicaraguense, teria sido o não comparecimento de nenhum representante do Brasil na comemoração aos 45 anos da Revolução Sandinista, realizada em Manágua, em 19 de julho.
Ainda de acordo com a fonte do Itamaraty consultada pela Sputnik, o ex-embaixador brasileiro na Nicarágua deve retornar ao Brasil ainda hoje.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a cnteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала