EUA suspendem parcialmente sanções relacionadas à Rússia contra empresa de Hong Kong
19:37 12.08.2024 (atualizado: 14:25 13.08.2024)
© AP Photo / Jacquelyn MartinDepartamento do Tesouro dos EUA em Washington, D.C.
© AP Photo / Jacquelyn Martin
Nos siga no
O Departamento do Tesouro dos Estados Unidos anunciou o levantamento parcial das sanções impostas à VPower Finance Security, empresa de Hong Kong, pelas alegadas negociações com o setor metalúrgico e de mineração russo e eventuais violações de medidas.
"Exceto conforme disposto no parágrafo [c] desta licença geral, todas as transações proibidas pela Ordem Executiva 14024, que são normalmente incidentais e necessárias para o transporte, entrega ou armazenamento de moeda; serviços de processamento de dinheiro; ou manutenção de caixas eletrônicos dentro de Hong Kong envolvendo a VPower Finance Security Limited estão autorizadas até 12h01 [05h00, GMT] de 12 de novembro de 2024", afirma o aviso do Escritório de Controle de Ativos Estrangeiros dos EUA.
Em junho, os Estados Unidos sancionaram a VPower Finance Security por supostamente estar envolvida no transporte de ouro de origem russa para venda.
Segundo a base de dados Castellum.AI, mais de 18.470 sanções individuais e setoriais contra a Rússia já foram ativadas desde o início do conflito na Ucrânia, em fevereiro de 2022, além das 2.695 que já estavam em vigor.
Para o presidente russo, Vladimir Putin, a política de contenção em relação à Rússia faz parte da estratégia de longo prazo do Ocidente, cujas sanções representam um duro golpe para a economia mundial.