- Sputnik Brasil, 1920
Notícias do Brasil
Notícias sobre política, economia e sociedade do Brasil. Entrevistas e análises de especialistas sobre assuntos que importam ao país.

Para além do Centauro II: quais blindados poderiam ser adquiridos pelo Exército Brasileiro?

© Sputnik / Mikhail VoskresenskiyVeículo de combate de infantaria blindado K-17 Bumerang se desloca durante a mudança do campo de treinamento para Moscou. Rússia, maio de 2024
Veículo de combate de infantaria blindado K-17 Bumerang se desloca durante a mudança do campo de treinamento  para Moscou. Rússia, maio de 2024 - Sputnik Brasil, 1920, 15.08.2024
Nos siga no
Especiais
Em meio ao projeto de modernização da frota militar brasileira, o escolhido para substituir os blindados foi o Centauro II. Produzido pelo consórcio italiano formado pelas montadoras Iveco e Oto Melara, o primeiro veículo que deveria embarcar para o Brasil no fim de junho ficou retido na Alemanha por conta de problemas na documentação.
Ao custo de R$ 5 bilhões, o Exército do Brasil iniciou a aquisição de 98 novos blindados, cujo escolhido foi o modelo Centauro II-BR, produzido pela Itália. Chamado de veículo blindado de combate de cavalaria (VBC Cav), o modelo será o mais moderno entre os que existem na América do Sul e conta com proteção antibombas e canhão.
Porém, um impasse aduaneiro tem atrasado a chegada da primeira unidade no Brasil, que seria no início de julho. Isso por conta de problemas na documentação que fizeram a Alemanha reter o veículo, cuja versão é de 2015. A expectativa, conforme o Centro de Comunicação Social do Exército, era de que o blindado chegasse ao Porto do Rio de Janeiro nesta quinta-feira (15). No entanto, não houve confirmação se a logística ocorreu.
Movido a diesel e com autonomia de 800 km, o Centauro II-BR pesa 30 toneladas, possui capacidade para um motorista e mais três passageiros, além de ser resistente a explosivos e armas pesadas. Mas essa era a melhor opção para o Brasil? Conheça, a seguir, outros blindados disponíveis no mercado.

O veloz VPK-7829 Bumerang russo

Considerado rápido, bem protegido e poderoso, é o primeiro blindado sobre rodas desenvolvido pela Rússia, o que traz mais agilidade quando comparado às tradicionais esteiras.
© Sputnik / Vitaliy Belousov / Acessar o banco de imagensVeículo de combate de infantaria VPK-782 no Fórum Internacional de Tecnologia Militar Amy-2017
Veículo de combate de infantaria VPK-782 no Fórum Internacional de Tecnologia Militar Armia-2017 - Sputnik Brasil, 1920, 15.08.2024
Veículo de combate de infantaria VPK-782 no Fórum Internacional de Tecnologia Militar Amy-2017
O veículo de combate de infantaria VPK-7829 Bumerang se distingue do Manul, do Kurganets-25 e do T-15, por sua configuração de rodas 4×4 de alta resistência. Além disso, é equipado com uma estação de armas remota, possui tripulação de três pessoas e espaço para até oito passageiros.
Desenvolvido pela Companhia Militar-Industrial (VPK, na sigla em russo), o Bumerang foi apresentado ao público pela primeira vez em 2015. Já os testes do transporte blindado estão previstos para o final do ano. Em seguida, a plataforma será testada com o BMP K-17, veículos de propósito especial e outros modelos.

O moderno BMP-3 russo

Mais recente transportador blindado de infantaria no arsenal do Exército russo, o BMP-3 recebeu uma série de atualizações, que vão desde modernizações profundas do seu modelo base até designs de veículos de combate de infantaria baseados nas plataformas Armata e Bumerang.
© Sputnik / Pelagiia Tikhonova / Acessar o banco de imagensBMP-3 no 10º Fórum Internacional de Tecnologia Militar Armia-2024 no Centro de Congressos e Exposições Patriot. Rússia
BMP-3 no 10º Fórum Internacional de Tecnologia Militar Armia-2024 no Centro de Congressos e Exposições Patriot. Rússia - Sputnik Brasil, 1920, 15.08.2024
BMP-3 no 10º Fórum Internacional de Tecnologia Militar Armia-2024 no Centro de Congressos e Exposições Patriot. Rússia
A companhia de defesa High Precision Systems, pertencente à Rostec, e o Ministério da Defesa da Rússia estão dando os últimos retoques no design final do futuro veículo de combate de infantaria Manul (Gato de Pallas), levando em consideração as experiências do Exército russo no conflito contra as forças ucranianas armadas pela Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN).
Também foram criadas variantes do sistema, equipadas com canhão automático de 57 mm operado remotamente, parte do módulo de armas AU-220M Baikal.

Kurganets-25

O Kurganets-25, outro veículo de combate de infantaria e transportador blindado de esteira projetado pela Kurganmashzavod, apresentado pela primeira vez em 2015 e originalmente visto como um possível substituto para os antigos designs soviéticos do BMP. O veículo tem passado por testes extensivos pelo Exército, que citou seu perfil alto — o veículo tem mais de três metros de altura — como um potencial risco contra armas antiblindagem inimigas.
Os testes formais começaram em 2017 e continuaram até o outono de 2022, com atualizações em seu chassi relatadas no final de 2023. O sistema pode ser equipado com uma torre autônoma Bumerang-BM. Alternativamente, pode ser equipado com um AU-220M Baikal com canhão automático de 57 mm e metralhadora 6P7K de 7,62 mm. O Kurganets tem uma tripulação de três pessoas e espaço para até oito passageiros.

O chinês WMA301

Projetado pela Corporação de Indústrias do Norte da China (Norinco), o WMA301 é equipado com sistema de proteção nuclear, biológica e química, além de ter controle de tiro e visão noturna. A capacidade é para transportar uma tripulação de até cinco pessoas.
Ademais, conta com projéteis de calibre 12,7 mm, velocidade de 85 km/h e autonomia de combustível de até 600 km.

Terceira geração do indiano Arjun

Blindado indiano de terceira geração, o Arjun é desenvolvido pela estatal Organização de Pesquisa e Desenvolvimento de Defesa (DRDO, na sigla em inglês). Possui sistema de controle de tiro computadorizado, autonomia de 450 km e pode alcançar velocidade de até 72 km/h.
Além disso, possui canhão 120mm BK, com seis a oito disparos por minuto. O sistema de armas ainda pode ser operado com o carro desligado, em modo silencioso.

Outros blindados:

Puma (Puma 6×6): fabricado pela Rheinmetall, o Puma é um veículo blindado de combate com alta mobilidade e capacidade de proteção. É amplamente usado pelas Forças Armadas da Europa.
Lynx KF41: desenvolvido pela Krauss-Maffei Wegmann e Rheinmetall, o Lynx KF41 é um veículo blindado de combate com tecnologia de ponta, proteção modular e sistema de armas avançado.
Exército Brasileiro - Sputnik Brasil, 1920, 13.08.2024
Notícias do Brasil
Exército Brasileiro lança cotação internacional para comprar 143 tanques e blindados
Boxer: produzido pela ARTEC, um consórcio que inclui Rheinmetall e Krauss-Maffei Wegmann, o Boxer é um veículo blindado versátil, conhecido por sua modularidade e proteção.
VBCI: fabricado pela Nexter e pelo grupo francês Renault Trucks Defense, o VBCI é um veículo blindado francês que combina mobilidade e proteção, sendo utilizado em várias operações internacionais.
ASCOD: desenvolvido pela empresa espanhola Santa Bárbara Sistemas e pela companhia austríaca Steyr Arms, o ASCOD é um veículo blindado que tem sido usado por vários países europeus e oferece uma combinação de proteção e versatilidade.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a cnteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала