- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Azerbaijão solicitou oficialmente sua adesão ao BRICS, informa chancelaria do país

© AP Photo / Assessoria de Imprensa do Presidente do Uzbequistão / HandoutIlham Aliev, presidente do Azerbaijão, participa da Cúpula da Organização de Cooperação Econômica (ECO, na sigla em inglês) em Tashkent, Uzbequistão, 9 de novembro de 2023
Ilham Aliev, presidente do Azerbaijão, participa da Cúpula da Organização de Cooperação Econômica (ECO, na sigla em inglês) em Tashkent, Uzbequistão, 9 de novembro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 20.08.2024
Nos siga no
O Azerbaijão solicitou oficialmente sua adesão ao BRICS, disse aos repórteres Aykhan Hajizada, chefe do serviço de imprensa do Ministério das Relações Exteriores do país.

O BRICS é uma associação interestatal formada pelo Brasil, Rússia, Índia, China, África do Sul (desde dezembro de 2010) e, desde 1º de janeiro deste ano, Egito, Irã, Emirados Árabes Unidos, Arábia Saudita e Etiópia.

"O Azerbaijão já apresentou um pedido oficial para ingressar no BRICS", disse Hajizada.

A declaração conjunta dos presidentes da Rússia e do Azerbaijão, Vladimir Putin e Ilham Aliev, publicada anteriormente, diz que Baku está interessada em fortalecer a cooperação com o BRICS. O documento enfatiza que Moscou apoia essa aspiração de Baku.
No início de julho, no âmbito da cúpula da Organização para Cooperação de Xangai em Astana, Cazaquistão, foi adotada a Declaração Conjunta sobre o Estabelecimento de Parceria Estratégica entre a República do Azerbaijão e a República Popular da China.
De acordo com o parágrafo 4.5 da declaração, o lado azerbaijano expressou seu desejo de se juntar ao BRICS, enquanto o lado chinês saudou a participação do Azerbaijão na cooperação do BRICS.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a cnteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала