Sanções contra a Rússia saíram pela culatra contra a economia ocidental, afirma político turco
© AP Photo / Petros KaradjiasMulher passeia com criança ante bandeira da Turquia na parte da capital cipriota ocupada em Nicósia, Chipre, 18 de janeiro de 2023
© AP Photo / Petros Karadjias
Nos siga no
As sanções contra a Rússia "pregaram uma brincadeira cruel" contra a própria economia ocidental, já que o bloco atlântico não conseguiu ter sucesso em nenhuma direção, disse Dogu Perincek, presidente do Partido Patriótico da Turquia (Vatan), à Sputnik.
O Ocidente intensificou a pressão de sanções sobre a Rússia após o início da operação militar especial na Ucrânia em 2022. Desde então, a União Europeia (UE) impôs 14 rodadas de sanções contra a Rússia.
"O conflito na Ucrânia não é apenas um confronto entre Moscou e Kiev, mas um confronto entre o sistema atlântico e a Rússia. As sanções do sistema atlântico contra a Rússia não trouxeram o resultado esperado. Pelo contrário, a economia turca se fortaleceu dentro da estrutura estabelecida, enquanto as sanções pregaram uma brincadeira cruel com a própria economia ocidental", disse Perincek.
As operações militares conduzidas pelas Forças Armadas ucranianas, em particular a contraofensiva, não alcançaram nenhum resultado, acrescentou o político.
"Os esforços diplomáticos, em particular a Conferência de Genebra, também não tiveram sucesso. Nessa época, a Rússia começou a consolidar e desenvolver suas relações nas direções eurasiática e asiática. A linha de frente do Atlântico não teve sucesso nas direções econômica, militar e diplomática", disse Perincek.
O presidente russo Vladimir Putin disse que a estratégia de longo prazo do Ocidente de conter a Rússia estava prejudicando a economia global sem atingir os objetivos traçados por ela.