- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Chanceler da Hungria acusa União Europeia de interromper fornecimento de petróleo russo

© AP Photo / Denes ErdosGuardas de honra húngaros içam a bandeira nacional em frente ao edifício do Parlamento, em Budapeste. Hungria, 15 de março de 2023
Guardas de honra húngaros içam a bandeira nacional em frente ao edifício do Parlamento, em Budapeste. Hungria, 15 de março de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 24.08.2024
Nos siga no
O ministro das Relações Exteriores da Hungria disse neste sábado (24) que a decisão da Comissão Europeia de não mediar uma disputa sobre o bloqueio do fornecimento de petróleo da Rússia via Ucrânia sugere que Bruxelas está por trás da paralisação.
A afirmação do chanceler húngaro Peter Szijjarto ocorreu um dia após a Comissão Europeia ter recusado um pedido de Budapeste e da Eslováquia para mediar as sanções entre elas e a Ucrânia. De acordo com a Reuters, Szijjarto não apresentou provas.
"O fato de a Comissão Europeia ter declarado que não estava disposta a ajudar a garantir o fornecimento de energia da Hungria e da Eslováquia sugere que a ordem foi enviada de Bruxelas a Kiev para causar desafios e problemas no fornecimento de energia da Hungria e da Eslováquia", disse o ministro, neste sábado.
A Hungria e a Eslováquia têm protestado desde que a Ucrânia colocou a produtora de petróleo russa Lukoil em uma lista de sanções em junho, impedindo que o petróleo da empresa passe pelo território ucraniano para refinarias eslovacas e húngaras.
Gazprom e Lukoil - Sputnik Brasil, 1920, 30.07.2024
Panorama internacional
Ucrânia recebe repreensão de aliado da UE após proibição de trânsito de petróleo russo
No mês passado, Szijjarto fez comentários semelhantes quando acusou a Comissão Europeia de chantagem na disputa do petróleo e disse que talvez "Bruxelas, não Kiev, tenha inventado tudo". A comissão não respondeu diretamente a essa declaração na época, mas disse que estava coletando informações sobre a situação.
Na sexta-feira (23), um porta-voz do órgão europeu disse que não havia indícios de que as sanções da Ucrânia tivessem colocado em risco o fornecimento de energia europeu, já que o petróleo russo continuava a fluir pelo oleoduto Druzhba, que também conecta a Rússia à Eslováquia e à Hungria via Ucrânia.
Um funcionário do governo húngaro afirmou na quinta-feira (22) que a empresa petrolífera húngara MOL estava nos estágios finais das discussões para estabelecer um esquema para garantir o fluxo de petróleo bruto da Rússia.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a cnteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала