- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Snowden critica Macron por fazer CEO do Telegram refém para espionar conversas privadas

CC BY-SA 2.0 / Flickr.com / Gage Skidmore / Edward Snowden, denunciante da Agência de Segurança Nacional (NSA, na sigla em inglês) dos EUA, fala com participantes da conferência Revolution 2021 no Gaylord Palms Resort and Convention Center em Kissimmee, Flórida, EUA, foto publicada em 5 de agosto de 2021
Edward Snowden, denunciante da Agência de Segurança Nacional (NSA, na sigla em inglês) dos EUA, fala com participantes da conferência Revolution 2021 no Gaylord Palms Resort and Convention Center em Kissimmee, Flórida, EUA, foto publicada em 5 de agosto de 2021 - Sputnik Brasil, 1920, 25.08.2024
Nos siga no
Edward Snowden, ex-contratado da Agência de Segurança Nacional dos EUA que fez várias denúncias de espionagem do órgão contra governos e autoridades mundo afora, acusou neste domingo (25) o presidente francês, Emmanuel Macron, de tornar o CEO do Telegram, Pavel Durov, como refém para garantir acesso clandestino ao popular aplicativo de mensagens.
"A prisão de Durov é um ataque aos direitos humanos básicos de liberdade de expressão e associação. Estou surpreso e profundamente triste que Macron tenha descido ao nível de torná-lo refém como um meio de obter acesso a comunicações privadas. Isso rebaixa não apenas a França, mas o mundo", declarou Snowden no X.
Durov, que possui dupla cidadania russo-francesa, foi detido em um aeroporto ao norte de Paris no último sábado (24).
O empresário de 39 anos enfrenta uma ampla gama de acusações relacionadas ao uso do aplicativo de mídia social, incluindo terrorismo, tráfico de drogas, fraude e lavagem de dinheiro. Os supostos crimes podem render até 20 anos de prisão.
Pavel Durov, criador da rede social Telegram - Sputnik Brasil, 1920, 24.08.2024
Panorama internacional
Analista: caso Durov abre precedente para responsabilizar criadores de apps por conteúdo de usuários

Moscou solicitou acesso a Durov, que foi negado

A representante oficial do Ministério das Relações Exteriores russo, Maria Zakharova, disse que o país vai acompanhar a reação de organizações internacionais à prisão do fundador do Telegram.
"Vamos levar em consideração em nosso trabalho o comportamento e as reações das organizações internacionais que em outros casos fizeram pressão política, informacional e psicológica sobre nosso país. Realmente queremos ver e monitoraremos que tipo de atenção elas darão à proteção dos direitos humanos e à liberdade de expressão", disse Zakharova à emissora Rossiya 24.
Quando questionada se Moscou recorreria a organizações internacionais se a detenção de Durov se prolongar, Zakharova disse que seus advogados deveriam discutir as etapas necessárias. Além disso, a pasta enviou uma nota à França exigindo acesso consular a Durov.
"Foi enviada uma nota para exigir acesso. Mas ele tem cidadania francesa, que a França considera primária", disse Zakharova.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a cnteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала