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Comércio eletrônico cresce 4% e movimenta mais de R$ 196 bilhões no Brasil em 2023
Comércio eletrônico cresce 4% e movimenta mais de R$ 196 bilhões no Brasil em 2023
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O comércio eletrônico brasileiro cresceu 4% em relação a 2022 e movimentou ao longo de 2023 o equivalente a R$ 196,1 bilhões, de acordo com o Observatório do... 04.09.2024, Sputnik Brasil
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Os dados foram extraídos de notas fiscais eletrônicas fornecidas pela Receita Federal e revelam que os smartphones lideraram as vendas do e-commerce brasileiro: em 2023, movimentaram R$ 10,3 bilhões.Logo depois, as maiores compras foram de livros, brochuras e impressos (R$ 6,4 bilhões), seguidos de televisores (R$ 5,3 bilhões), refrigeradores e congeladores (R$ 5 bilhões), tablets (R$ 4,4 bilhões) e complementos alimentares (R$ 3,7 bilhões).Cerca de 60% dos negócios ocorreram em São Paulo, Espírito Santo e Minas Gerais, aponta o observatório. Além disso, a região Sudeste domina o cenário do e-commerce, concentrando a maior parte das vendas on-line (73,5%), seguida do Sul (15,2%), Nordeste (7%), Centro-Oeste (3%) e Norte (1,3%). Já na análise da região de onde foi feita a compra, a Sudeste foi o destino de 55,6% dos negócios fechados, seguida por Sul (16,8%), Nordeste (15,8%), Centro-oeste (8,3%) e Norte (3,3%).Em Minas Gerais, os produtos mais vendidos são os calçados; no Espírito Santo, aparelhos de ar-condicionado. Já em Santa Catarina e na Paraíba, os produtos mais vendidos são refrigeradores e congeladores. Em Goiás, o principal produto foram os automóveis, enquanto o livro foi o produto mais vendido no Distrito Federal.Em termos de fluxo de comércio eletrônico, as transações interestaduais são maiores (62%) do que as que ocorreram dentro do próprio estado (38%).De acordo com o levantamento, os números apontam o desafio do país de promover a inclusão digital e a distribuição de renda de maneira mais equânime em todas as regiões da Federação.Para aumentar a adesão de pequenos negócios ao comércio on-line, o MDIC e a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) anunciaram que vão lançar o projeto E-commerce.BR até o fim do ano.
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Comércio eletrônico cresce 4% e movimenta mais de R$ 196 bilhões no Brasil em 2023
21:15 04.09.2024 (atualizado: 21:47 04.09.2024) O comércio eletrônico brasileiro cresceu 4% em relação a 2022 e movimentou ao longo de 2023 o equivalente a R$ 196,1 bilhões, de acordo com o Observatório do Comércio Eletrônico Nacional, ligado ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC).
Os dados foram extraídos de notas fiscais eletrônicas fornecidas pela Receita Federal e revelam que os smartphones lideraram as vendas do e-commerce brasileiro: em 2023, movimentaram R$ 10,3 bilhões.
Logo depois, as maiores compras foram de livros, brochuras e impressos (R$ 6,4 bilhões), seguidos de televisores (R$ 5,3 bilhões), refrigeradores e congeladores (R$ 5 bilhões), tablets (R$ 4,4 bilhões) e complementos alimentares (R$ 3,7 bilhões).
Cerca de 60% dos negócios ocorreram em São Paulo, Espírito Santo e Minas Gerais, aponta o observatório. Além disso, a
região Sudeste domina o cenário do e-commerce, concentrando a maior parte das
vendas on-line (73,5%), seguida do Sul (15,2%), Nordeste (7%), Centro-Oeste (3%) e Norte (1,3%). Já na análise da região de onde foi feita a compra, a Sudeste foi o destino de 55,6% dos negócios fechados, seguida por Sul (16,8%), Nordeste (15,8%), Centro-oeste (8,3%) e Norte (3,3%).
Em Minas Gerais, os
produtos mais vendidos são os calçados; no Espírito Santo, aparelhos de ar-condicionado. Já em Santa Catarina e na Paraíba, os produtos mais vendidos são refrigeradores e congeladores. Em Goiás, o principal produto foram os automóveis, enquanto o livro foi o produto mais vendido no Distrito Federal.
21 de fevereiro 2022, 14:29
Em termos de fluxo de comércio eletrônico, as transações interestaduais são maiores (62%) do que as que ocorreram dentro do próprio estado (38%).
De acordo com o levantamento, os números apontam o desafio do país de
promover a inclusão digital e a distribuição de renda de maneira mais equânime em todas as regiões da Federação.
Para aumentar a adesão de pequenos negócios ao comércio on-line, o MDIC e a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) anunciaram que vão lançar o projeto E-commerce.BR até o fim do ano.
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