- Sputnik Brasil, 1920
Notícias do Brasil
Notícias sobre política, economia e sociedade do Brasil. Entrevistas e análises de especialistas sobre assuntos que importam ao país.

Após 6 anos, Ministério da Justiça volta a demarcar terras indígenas e autoriza 3 territórios

© Robson AlvesO ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, ao lado de lideranças indígenas em entrevista coletiva após a assinatura da demarcação de três territórios indígenas, em 5 de setembro de 2024
O ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, ao lado de lideranças indígenas em entrevista coletiva após a assinatura da demarcação de três territórios indígenas, em 5 de setembro de 2024 - Sputnik Brasil, 1920, 05.09.2024
Nos siga no
O ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, assinou nesta quinta-feira (5) portarias para o estabelecimento de três terras indígenas. O acordo quebra um ciclo de seis anos sem demarcações autorizadas pela pasta.
De acordo com o Ministério da Justiça e Segurança Pública, os territórios demarcados estão localizados no Pará e no Mato Grosso. Juntas, as áreas representam mais de 1 milhão de hectares.
A iniciativa beneficia cerca de 1.250 indígenas de seis etnias — Borari, Arapium, Jaraqui, Tapajó, Apiaká, Munduruku — e de povos isolados.
A última vez que uma demarcação ocorreu por meio da pasta foi no fim do governo Michel Temer (MDB), em 2018.
Indígenas em meio à ocupação de território abrangido pela Terra Indígena Panambi-Lagoa Rica. Localidade tem sido alvo de disputas entre produtores rurais e guarani-kaiowá. Douradina, Mato Grosso do Sul, julho de 2024 - Sputnik Brasil, 1920, 26.07.2024
Notícias do Brasil
Ameaças mantêm retomada indígena sob tensão no MS: 'Pode resultar em conflito a qualquer momento'
Lideranças indígenas estiveram em Brasília e participaram da cerimônia de assinatura do documento. "Hoje damos um passo definitivo de legitimidade e justiça dessas terras. Daqui para frente, não tem nenhuma discussão", declarou Lewandowski.
Os três territórios demarcados não se inserem nos casos sob contestação pelo Supremo Tribunal Federal (STF), que julga o marco temporal das terras indígenas.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a cnteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала