Especialista militar sugere qual será o resultado da vitória russa na Ucrânia para o Ocidente
© Sputnik / Sergei BobylevSoldados de uma peça de artilharia autopropulsada Pion do 20º Exército Combinado da Guarda do agrupamento de tropas russo Zapad (Oeste) estão disparando contra as posições das Forças Armadas da Ucrânia na zona da operação militar especial.
© Sputnik / Sergei Bobylev
Nos siga no
A vitória da Rússia no conflito ucraniano vai minar a reputação do Ocidente e fortalecer a influência do BRICS na arena mundial e, se o Ocidente decidir iniciar um conflito direto com Moscou, isso só vai prejudicar seus interesses, disse Daniel Davis, especialista militar e tenente-coronel aposentado americano no canal de YouTube Deep Dive.
"Imagine o resultado de uma vitória militar da Rússia no conflito ucraniano, que agora é bastante possível. Isso afetará significativamente a imagem da Rússia e fará com que mais países queiram se juntar ao BRICS para se separar do mundo ocidental. Isto porque o Ocidente vai parecer mais fraco e mais inseguro aos seus olhos. Já estamos vendo isso no Sul Global", disse Davis.
De acordo com o especialista militar, o desejo de escalada do conflito com a Rússia não vai melhorar a situação para o Ocidente.
"Se alguém acha que podemos vencer, se continuarmos a permitir o uso de armas de longo alcance ou se entrarmos em guerra direta com a Rússia, isso na verdade apenas vai prejudicar seriamente nossos interesses", alertou ele, lembrando do perigo de uma escalada nuclear.
10 de setembro 2024, 09:51
Anteriormente, o Ministério das Relações Exteriores da Rússia observou que os EUA, armando a Ucrânia e considerando a possibilidade de usar armas americanas de longo alcance para atingir o território russo, estão pressionando Kiev a cometer provocações, provocando o risco de um conflito mais amplo.