- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Maduro fala em 'vergonha alheia' após opositor González acusar governo de coerção

© AP Photo / Ariana CubillosO presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, discursa para partidários do governo reunidos no palácio presidencial em apoio à sua reeleição um mês após a votação presidencial, em Caracas, Venezuela, 28 de agosto de 2024
O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, discursa para partidários do governo reunidos no palácio presidencial em apoio à sua reeleição um mês após a votação presidencial, em Caracas, Venezuela, 28 de agosto de 2024 - Sputnik Brasil, 1920, 19.09.2024
Nos siga no
O presidente reeleito da Venezuela, Nicolás Maduro, afirmou nesta quinta-feira (19) que o candidato que representou a coalizão opositora na eleição de julho, Edmundo González, lhe pediu "clemência" para sair do país.
Alvo de mandado de prisão, por não ter comparecido à justiça e explicado o que o fez fazer o que fiz, Gonzalez figura como um "asilado" na Espanha.

"Me dá vergonha alheia que o senhor González, que me pediu clemência, não tenha palavra com o que se empenhou e alegue sua própria covardia para tentar salvar sei lá o quê. [...] Ninguém pode alegar sua própria covardia e sua própria traição a seus seguidores em defesa própria", disse Maduro.

Delcy Rodríguez, vice-presidente da Venezuela, durante coletiva de imprensa após encontro com Sergei Lavrov, ministro das Relações Exteriores russo, em Moscou, Rússia, foto publicada em 1º de março de 2019 - Sputnik Brasil, 1920, 08.09.2024
Panorama internacional
Venezuela diz que o asilo concedido a González foi decidido após 'extensas conversas' com a Espanha
Maduro se referiu às declarações feitas por González de que teria sido coagido a assinar uma carta no qual se compromete a acatar a sentença que confirmou sua derrota no pleito. O documento é assinado pelo ex-diplomata e pelo líder da Assembleia Nacional da Venezuela, Jorge Rodríguez.

Relações com a Espanha

Na quinta-feira (12), durante a apresentação de um livro em Madri, a ministra da Defesa espanhola, Margarita Robles, referiu-se ao governo do presidente Nicolás Maduro como uma "ditadura" e saudou os venezuelanos que deixaram o país "por causa disso".
Em uma publicação na plataforma de mensagens Telegram nesta sexta-feira (13), o ministro das Relações Exteriores da Venezuela, Yván Gil, classificou os comentários como "insolentes, intervencionistas e rudes", e que os mesmos resultaram na convocação da embaixadora, segundo a Reuters.
Gil disse que chamou Gladys Gutierrez para consultas e ao mesmo tempo convocou o embaixador espanhol na Venezuela, Ramon Santos, para comparecer ao seu ministério nesta sexta-feira (13).
O candidato presidencial da oposição venezuelana Edmundo González acena para apoiadores durante um evento político em uma praça no município de Hatillo, em Caracas, Venezuela, 19 de junho de 2024 - Sputnik Brasil, 1920, 08.09.2024
Panorama internacional
Rival de Maduro, Edmundo González, foge para Espanha com aumento na tensão diplomática na Venezuela
O chanceler espanhol José Manuel Albares minimizou a atitude da Venezuela hoje (13).
"Convocar um embaixador, já o fiz em várias ocasiões, e chamá-lo para consultas são decisões soberanas de cada país e não há nada a comentar", disse ele à rádio RNE, acrescentando que estava trabalhando para "ter as melhores relações possíveis com o povo irmão da Venezuela".
Na quinta-feira (12), o primeiro-ministro espanhol Pedro Sánchez se encontrou com o líder da oposição autoexilado da Venezuela, Edmundo González, em Madri, um dia após a câmara baixa do Parlamento espanhol votar para reconhecer González como o vencedor da eleição presidencial venezuelana.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Também estamos no TikTok.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала