Sérvia homenageia memória dos soldados soviéticos no aniversário de libertação da cidade de Pancevo
Sérvia homenageia memória dos soldados soviéticos no aniversário de libertação da cidade de Pancevo
Sputnik Brasil
Representantes das embaixadas da Rússia e de Belarus na Sérvia, além de autoridades locais e organizações públicas, prestaram homenagem aos soldados soviéticos... 06.10.2024, Sputnik Brasil
Pancevo foi libertada na Segunda Guerra Mundial sob o comando do general do Exército Vermelho Vasily Margelov, e, em novembro de 2021, foi colocada uma pedra fundamental no local. No memorial aos soldados soviéticos, foram depositadas coroas de flores por representantes das embaixadas e políticos.O representante da Agência Federal Rossotrudnichestvo (Agência Federal para a Comunidade dos Estados Independentes, Comunidades Russas no Exterior e Cooperação Humanitária Internacional), Pavel Bushuev, lembrou que a praça onde está o memorial é a única fora da Rússia a levar o nome do general Vasily Margelov. Nas proximidades da cidade também fica o campo de treinamento da 72ª brigada especial do Exército da Sérvia, onde anteriormente foram realizadas manobras conjuntas entre paraquedistas da Sérvia, Rússia e Belarus, denominadas "Irmandade de Combate".Na programação das comemorações do 80º aniversário da libertação de Pancevo, também está previsto um ato solene de história no complexo memorial "Stratishte", local onde nazistas assassinaram cerca de 10 mil moradores durante a Segunda Guerra Mundial.Libertação dos nazistas em 1944Pancevo foi libertada em combate no dia 6 de outubro de 1944 pela 49ª divisão de fuzileiros sob o comando do então general Vasily Filippovich Margelov. Representantes da Embaixada da Rússia na Sérvia e autoridades locais, em comemoração ao 80º aniversário da libertação do país, de 23 de setembro a 3 de outubro, ainda prestaram homenagens com flores aos monumentos dos soldados soviéticos em localidades como Klodovo, Vayuga, Zhitishte, Negotin, Bela-Cerkva, Zrenjanin e Alibunar.O presidente da Sérvia, Aleksandar Vucic, declarou sua disposição para discutir com o homólogo russo, Vladimir Putin o aniversário da libertação de Belgrado e a cooperação bilateral com o país, sem especificar em qual formato planeja a conversa.No centro de Belgrado, há um memorial aos que caíram durante a libertação da cidade, homenageando 2.953 combatentes do antigo Exército Nacional de Libertação da Iugoslávia e 940 soldados e oficiais do Exército Vermelho. Durante a Segunda Guerra Mundial, de acordo com dados oficiais de 1945, a então Iugoslávia perdeu cerca de 1,7 milhão de pessoas.
Representantes das embaixadas da Rússia e de Belarus na Sérvia, além de autoridades locais e organizações públicas, prestaram homenagem aos soldados soviéticos neste domingo (6), em que é comemorado o aniversário de libertação da cidade de Pancevo, perto de Belgrado, conforme reportado por um correspondente da Sputnik.
Pancevo foi libertada na Segunda Guerra Mundial sob o comando do general do Exército Vermelho Vasily Margelov, e, em novembro de 2021, foi colocada uma pedra fundamental no local.
No memorial aos soldados soviéticos, foram depositadas coroas de flores por representantes das embaixadas e políticos.
O representante da Agência Federal Rossotrudnichestvo (Agência Federal para a Comunidade dos Estados Independentes, Comunidades Russas no Exterior e Cooperação Humanitária Internacional), Pavel Bushuev, lembrou que a praça onde está o memorial é a única fora da Rússia a levar o nome do general Vasily Margelov.
Nas proximidades da cidade também fica o campo de treinamento da 72ª brigada especial do Exército da Sérvia, onde anteriormente foram realizadas manobras conjuntas entre paraquedistas da Sérvia, Rússia e Belarus, denominadas "Irmandade de Combate".
Na programação das comemorações do 80º aniversário da libertação de Pancevo, também está previsto um ato solene de história no complexo memorial "Stratishte", local onde nazistas assassinaram cerca de 10 mil moradores durante a Segunda Guerra Mundial.
Pancevo foi libertada em combate no dia 6 de outubro de 1944 pela 49ª divisão de fuzileiros sob o comando do então general Vasily Filippovich Margelov.
Representantes da Embaixada da Rússia na Sérvia e autoridades locais, em comemoração ao 80º aniversário da libertação do país, de 23 de setembro a 3 de outubro, ainda prestaram homenagens com flores aos monumentos dos soldados soviéticos em localidades como Klodovo, Vayuga, Zhitishte, Negotin, Bela-Cerkva, Zrenjanin e Alibunar.
O presidente da Sérvia, Aleksandar Vucic, declarou sua disposição para discutir com o homólogo russo, Vladimir Putin o aniversário da libertação de Belgrado e a cooperação bilateral com o país, sem especificar em qual formato planeja a conversa.
No centro de Belgrado, há um memorial aos que caíram durante a libertação da cidade, homenageando 2.953 combatentes do antigo Exército Nacional de Libertação da Iugoslávia e 940 soldados e oficiais do Exército Vermelho.
Durante a Segunda Guerra Mundial, de acordo com dados oficiais de 1945, a então Iugoslávia perdeu cerca de 1,7 milhão de pessoas.
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!
Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a cnteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.
Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).
Acesso ao bate-papo bloqueado por violar as regras.
Você pode voltar a participar daqui a:∞.
Se você discorda do bloqueio, use o formulário de feedback
Discussão terminou. É possível participar da discussão durante 24 horas após publicação da matéria.