- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Quase 6 mil pessoas cruzam a fronteira da Síria a partir do Líbano em um dia

© AP Photo / Hassan AmmarPrédio fica totalmente destruído após bombardeio israelense no subúrbio de Beirute. Líbano, 23 de setembro de 2024
Prédio fica totalmente destruído após bombardeio israelense no subúrbio de Beirute. Líbano, 23 de setembro de 2024 - Sputnik Brasil, 1920, 10.10.2024
Nos siga no
Os bombardeios diários promovidos por Israel contra o Líbano têm forçado cada vez mais a população civil a se deslocar, inclusive em Beirute, uma das regiões mais atacadas. Só em um dia, quase 6 mil pessoas cruzaram a fronteira com a Síria em busca de refúgio, informou o chefe adjunto do Centro Russo para a Reconciliação da Síria, Oleg Ignasiuk.
"Nas últimas 24 horas, 5.959 pessoas cruzaram a fronteira do Líbano com a Síria através dos postos de controle de Arida, Jawsiyah, Dabousieh, Jisr Al Qamar e Jdaidet Yabous", disse Ignasiuk nesta quinta-feira (10).
Desde o fim de setembro, combates intensos são travados entre as Forças de Defesa de Israel (FDI) e o movimento Hezbollah. Só em um ataque nesta quinta, na área de Ras al-Nabaa, no centro de Beirute, pelo menos 18 pessoas foram mortas e outras 92 ficaram feridas.
Além do Hezbollah, fazem parte do Eixo da Resistência no Oriente Médio o Hamas, na Faixa de Gaza; os houthis, no Iêmen; e movimentos pró-Irã no Iraque e na Síria, que vêm lançando foguetes contra o norte de Israel há um ano.
Em resposta, o país passou a atacar o Líbano com mais intensidade, após mais de um ano de guerra em Gaza e mais de 42 mil palestinos mortos.
Chamas se formam após ataque aéreo israelense nos subúrbios ao sul de Beirute. Líbano, 28 de setembro de 2024 - Sputnik Brasil, 1920, 09.10.2024
Panorama internacional
'Desespero': libanês no Brasil narra angústia à Sputnik enquanto família espera repatriação (VÍDEOS)
A incursão terrestre segue na região do Líbano, e uma operação de bombardeios aéreos para desmantelar o Hezbollah já resultou na morte do líder histórico, Hassan Nasrallah, após um ataque a um prédio residencial em Beirute. A capital libanesa não sofria bombardeios israelenses desde a guerra de 2006.
Até 3 de outubro, a escalada do conflito por Israel deixou quase 2 mil mortos, entre eles 127 crianças e 261 mulheres, e cerca de 9,4 mil feridos, segundo o Ministério da Saúde libanês.
De acordo com o alto comissário das Nações Unidas para os Refugiados, Filippo Grandi, mais de 200 mil pessoas do Líbano chegaram à Síria desde o início dos bombardeios israelenses, em 23 de setembro.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала