DNA (imagem ilustrativa) - Sputnik Brasil, 1920
Ciência e sociedade
As principais notícias, reportagens e artigos sobre sociedade e avanços científicos.

Arqueólogos revelam pá de madeira 'excepcionalmente rara' de 3.500 anos (IMAGENS)

© Foto / Wessex ArchaeologyArqueólogos limpando o excesso de lama da pá da Idade do Bronze encontrada em Dorset, no Reino Unido
Arqueólogos limpando o excesso de lama da pá da Idade do Bronze encontrada em Dorset, no Reino Unido - Sputnik Brasil, 1920, 23.10.2024
Nos siga no
Especialistas da Wessex Archaeology descobriram uma pá de madeira excepcionalmente rara de aproximadamente 3.500 anos durante um projeto que visava criar habitats costeiros em Poole Harbour, Dorset, no Reino Unido.
Considerada uma das mais antigas e completas ferramentas de madeira já encontradas no Reino Unido, análises preliminares confirmaram que a pá encontrada tem origem na Idade do Bronze.
Especialistas acreditam que as condições alagadas do local da escavação contribuíram para a preservação da pá considerada bastante incomum — uma vez que materiais orgânicos não sobrevivem por muito tempo.
O arqueólogo que liderou a equipe de escavações, Phil Trim, descreveu o achado como uma descoberta "única na carreira" devido à sua importância e a contribuição que pode trazer ao oferecer insights sobre o desenvolvimento da cultura local.
© Foto / Wessex ArchaeologyImagem de reprodução da pá de madeira da Idade do Bronze encontrada por arqueólogos em Dorset, no Reino Unido
Imagem de reprodução da pá de madeira da Idade do Bronze encontrada por arqueólogos em Dorset, no Reino Unido - Sputnik Brasil, 1920, 23.10.2024
Imagem de reprodução da pá de madeira da Idade do Bronze encontrada por arqueólogos em Dorset, no Reino Unido

"Foi indescritível, foi realmente um momento emocionante", acrescentou o senhor Trim.

A pá estava localizada em uma vala circular, que os pesquisadores acreditam ter sido construída por comunidades da Idade do Bronze para controlar inundações, mas, de acordo com eles, as evidências sugerem que essas comunidades não habitavam a área o ano todo, ao em vez disso, as pessoas visitavam a área durante o verão para explorar os recursos locais, provavelmente para cortar turfas — um material de origem vegetal parcialmente decomposto formado por grupos de musgos.
A arqueóloga Petra Nordin examinando uma das 139 sepulturas encontradas no sítio arqueológico - Sputnik Brasil, 1920, 20.10.2024
Ciência e sociedade
Arqueólogos encontram restos de 3 barcos e 139 sepulturas viking na Suécia (FOTOS)
Ed Treasure, que liderou a análise ambiental da pá, explicou que sua preservação foi facilitada pelas condições de alagamento, que excluem o oxigênio, garantindo que restos orgânicos possam ser preservados por milênios, ao contrário de sítios arqueológicos comuns.
De acordo com a principal fornecedora de serviços arqueológicos e de patrimônio no Reino Unido, a pá agora passará por esforços de conservação para garantir sua longevidade. Primeiro ela será impregnada com um polímero solúvel em água que evita seu encolhimento quando a água for extraída durante o processo de liofilização — congelamento e conservação a vácuo — para que possa ser armazenado com segurança.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

ExpandirFechar
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала