- Sputnik Brasil, 1920
Notícias do Brasil
Notícias sobre política, economia e sociedade do Brasil. Entrevistas e análises de especialistas sobre assuntos que importam ao país.

Brasil pode se beneficiar de eventual guerra comercial de Trump com a China, diz ministro

© Foto / Divulgação Ministério da Agricultura e Pecuária do BrasilMinistro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, na abertura do Seminário Internacional Perspectivas e o Futuro da Índia e Brasil, em Nova Deli. Índia, novembro de 2023
Ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, na abertura do Seminário Internacional Perspectivas e o Futuro da Índia e Brasil, em Nova Deli. Índia, novembro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 11.11.2024
Nos siga no
Declaração é do ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, ao jornal Folha de S.Paulo nesta segunda-feira (11). Para Fávaro, o aumento de medidas protecionistas dos Estados Unidos contra a China em uma eventual guerra comercial pode reforçar o papel do Brasil como "grande exportador de alimentos".
"Ele buscará o protecionismo, mas quanto mais exagerar na dose, mais oportunidades vejo para o Brasil […]. Se Trump se desentender com a China, nós vamos aproveitar", afirmou o ministro ao jornal, acrescentando que o presidente eleito dos EUA terá dificuldades em transformar a retórica da campanha eleitoral em realidade.
Para o ministro brasileiro, qualquer movimento geopolítico de protecionismo norte-americano pode gerar benefícios indiretos para o Brasil.

"Se Trump endurecer, nós já estamos com um fortalecimento do Sul Global, da relação com o BRICS, temos presença [em outros mercados]. Imagine Índia, China, agora a entrada de países do Oriente Médio. Temos consumo, dinheiro e produtos, e temos paz e segurança na entrega […]. Veja a Ucrânia, que é um grande fornecedor de alimentos para a Europa e o mundo, mas está em conflito. Aqui não temos isso", exemplificou.

O secretário de Relações Internacionais da pasta, Luis Rua, se reuniu com ministra russa durante a Cúpula do BRICS em Kazan e revelou os detalhes com exclusividade à Sputnik Brasil - Sputnik Brasil, 1920, 24.10.2024
Panorama internacional
Ministério da Agricultura aproveita expansão do BRICS para abrir mercados, diz secretário Luis Rua
Quando questionado sobre a falta de acordos comerciais de exportação com grandes países, como Índia e China, o ministro destacou que é preciso cautela, já que essas negociações exigem em contrapartida oportunidades para a indústria de Pequim.
"O presidente Lula diz isto o tempo todo: um bom comércio é equilibrado, onde se vende e se compra, mas se abrirmos muito para a China, destruiremos a indústria brasileira. Então temos que ir dosando, mas estamos fazendo isso com muita sabedoria", afirmou.
O ministro também explicou que, em breve, o Brasil exportará grandes quantidades de leguminosas para a Índia e que deseja continuar e finalizar o acordo comercial entre o Mercosul e a União Europeia.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала