- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Turquia considera incorreta a decisão de autorizar ataques ucranianos em profundidade na Rússia

© AP Photo / Denes ErdosRecep Tayyip Erdogan, presidente da Turquia, fala durante declaração conjunta com Viktor Orban, primeiro-ministro da Hungria (fora da foto), no Mosteiro Carmelita em Budapeste, Hungria, 18 de dezembro de 2023
Recep Tayyip Erdogan, presidente da Turquia, fala durante declaração conjunta com Viktor Orban, primeiro-ministro da Hungria (fora da foto), no Mosteiro Carmelita em Budapeste, Hungria, 18 de dezembro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 20.11.2024
Nos siga no
A Turquia não considera correta a decisão dos Estados Unidos de permitir que a Ucrânia lance ataques com mísseis de longo alcance contra alvos dentro da Rússia, declarou o presidente turco, Recep Tayyip Erdogan.

"Não consideramos esta decisão correta e não a apoiamos", disse ele aos repórteres durante o voo de volta do Rio de Janeiro após a Cúpula do G20.

Na opinião de Erdogan, a decisão do seu homólogo norte-americano Joe Biden é um passo que, "além de agravar o conflito, provocará uma reação ainda maior da Rússia".
O presidente turco lembrou que na terça-feira (19) foi aprovada a doutrina nuclear atualizada da Rússia, segundo a qual Moscou, embora considere as armas nucleares um impedimento e seu uso uma medida extrema, poderia recorrer ao uso de armas nucleares, mesmo que informações confiáveis sejam recebidas sobre o lançamento de mísseis balísticos dirigidos contra ela ou seus aliados.

"Tudo isso poderia colocar a região e o mundo inteiro à beira de uma nova guerra em grande escala", alertou o presidente.

O Ministério da Defesa da Rússia informou que a Ucrânia atacou a região russa de Bryansk com seis mísseis de longo alcance ATACMS de fabricação norte-americana nas primeiras horas de terça-feira (19). A agência especificou que os sistemas antiaéreos S-400 e Pantsir derrubaram cinco mísseis e o sexto foi danificado e caiu ao solo sem causar vítimas humanas ou danos materiais.
Presidente dos Estados Unidos, Joe Biden discursa no Pentágono em 10 de fevereiro de 2021 - Sputnik Brasil, 1920, 19.11.2024
Panorama internacional
Biden autoriza fornecimento de minas terrestres antipessoal para a Ucrânia, relata mídia
No último domingo (17), o The New York Times noticiou que Biden autorizou pela primeira vez a Ucrânia a atacar a Rússia com mísseis norte-americanos de longo alcance.
O alto representante cessante para a Política Externa da União Europeia (UE), o espanhol Josep Borrell, afirmou que Washington autorizou ataques em um raio de 300 quilômetros.
O ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, enfatizou que, com este ataque, os EUA procuram escalar o conflito.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала