- Sputnik Brasil, 1920
Operação militar especial russa
Notícias sobre as tensões na Ucrânia. Siga informado sobre os avanços da operação militar especial russa em Donbass.

Especialista: contínua escalada ocidental do conflito na Ucrânia pode levar ao ponto de não retorno

© Markus RauchenbergerVeículo M270, de produção estadunidense, foi utilizado pelo Exército da Ucrânia para bombardear região de Donetsk
Veículo M270, de produção estadunidense, foi utilizado pelo Exército da Ucrânia para bombardear região de Donetsk - Sputnik Brasil, 1920, 23.11.2024
Nos siga no
O ataque da Rússia em uma instalação da indústria de defesa ucraniana usando um novo sistema de mísseis balísticos hipersônicos mostrou ao Ocidente que uma política de maior escalada levará a consequências devastadoras, disse o ex-oficial de inteligência dos Estados Unidos Scott Ritter em uma entrevista ao canal do YouTube Judging Freedom.
A imprudência dos Estados Unidos em lidar com a Rússia, bem como a subestimação da prontidão de Moscou para responder, já levou o mundo para perigosamente perto de uma guerra nuclear total, afirmou Ritter em entrevista ao canal.
Anteriormente, o presidente russo Vladimir Putin disse que as Forças Armadas do país atingiram com sucesso um alvo ucraniano com um novo míssil balístico de alcance intermediário chamado Oreshnik. Trata-se de uma resposta ao uso por Kiev de sistemas ATACMS dos EUA e mísseis de cruzeiro Storm Shadow britânicos em território da Rússia.

"O míssil que eles usaram é um sistema com capacidades nucleares. Ele tinha uma ogiva convencional, mas poderia ser usado para fins nucleares. Putin basicamente disse que este míssil pode cobrir toda a Europa e que, no futuro, ele vai espelhar todas as ações da Ucrânia e do Ocidente; que qualquer escalada será imediatamente respondida", detalhou ele.

Presidente da Rússia, Vladimir Putin discursa na sessão plenária da 21ª Reunião Anual do Clube Valdai de Discussões Internacionais, em 7 de novembro de 2024 - Sputnik Brasil, 1920, 22.11.2024
Panorama internacional
Resposta russa a ataques é 'elemento estratégico' para enviar 'recado diplomático' ao Ocidente
Uma continuação da atual política ocidental em relação ao conflito na Ucrânia e à Rússia seria perigosa e irresponsável sob tais circunstâncias, acredita Ritter. "Estamos muito, muito perto de chegar ao ponto de não retorno quando se trata de uma guerra nuclear", alertou.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала