- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Mídia: Austrália aprova lei para impedir que menores de 16 anos usem redes sociais

© AP Photo / Michael DwyerLogotipo do TikTok em telefone celular. Boston, EUA, 14 de outubro de 2022
Logotipo do TikTok em telefone celular. Boston, EUA, 14 de outubro de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 29.11.2024
Nos siga no
O Senado australiano aprovou na quinta-feira (28) a primeira lei do mundo que obriga empresas como a Meta (proibida na Rússia por atividades consideradas extremistas), Reddit ou TikTok a impedirem que menores de 16 anos utilizem as redes sociais.
De acordo com o The Guardian, a legislação, que já obteve o aval da Câmara dos Representantes, foi elaborada em resposta às declarações do primeiro-ministro trabalhista, Anthony Albanese, que sustenta que existe um "nexo claro e causal entre o aumento das mídias sociais e os danos à saúde mental dos jovens australianos".
A lei busca proteger crianças e adolescentes do bullying e de possíveis problemas de saúde mental. Assim, a regra cria a categoria de "plataformas de redes sociais com restrição de idade" para proibir o acesso de menores de 16 anos, mesmo que estes já possuam contas nas plataformas.
Ícones de redes sociais em smartphone após problemas de acesso. Brasília (DF), 4 de outubro de 2021 - Sputnik Brasil, 1920, 27.11.2024
Notícias do Brasil
Brasil deve pensar regulação das redes sociais que reflita realidade do Sul Global, diz analista
Acadêmicos, políticos e ativistas alertaram que a proibição, tal como proposta pelo governo, pode empurrar os adolescentes para a Dark Web ou faça com que, fora das redes sociais, se sintam mais isolados. Nesse sentido, ainda não se sabe como a nova lei funcionará na prática.
Além disso, muitos consideram que o trâmite do processo legislativo um pouco apressado (o projeto de lei foi apresentado na semana passada). Neste caso, se os usuários forem solicitados a comprovar a sua idade, a porta se abrirá para que as grandes empresas de tecnologia recebam dados pessoais valiosos.

O que muda com a lei?

A chamada Lei de Emenda sobre Segurança Online proíbe as plataformas de mídia social de permitir que usuários menores de 16 anos acessem seus serviços, ameaçando com multas de até 50 milhões de dólares australianos (cerca de R$ 195 milhões) se não cumprirem a regra.
Encontro entre o então presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, o empresário Elon Musk, dono da SpaceX, sobre a parceria para fornecimento de Internet via satélite pela empresa na Região Amazônica. Porto Feliz, 20 de maio de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 26.11.2024
Notícias do Brasil
Musk no governo Trump, Starlink no Brasil e chegada de empresa chinesa: o que esperar dessa relação?
O projeto, entretanto, não oferece detalhes de como funcionará na prática e espera-se apenas que as empresas tomem medidas razoáveis ​​para garantir que os usuários tenham mais de 16 anos. Um teste da tecnologia de controle de idade será concluído em 2025, quando mais detalhes estiverem disponíveis. Assim, a lei só entrará em vigor nos próximos 12 meses.
Além disso, o projeto não especifica a quais empresas a lei será aplicada, embora a ministra das Comunicações, Muchelle Rowland, tenha apontado o Snapchat, TikTok, X, Reddit, além de Instagram e Facebook (proibidos na Rússia por atividades consideradas extremistas). O YouTube não está listado, pois, segundo os proponentes, a plataforma tem uma "importante finalidade educacional".
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала