- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

China seguirá cooperando com países do BRICS, apesar das ameaças de Trump

© AP Photo / Andy WongBandeiras nacionais dos EUA e da China antes da reunião bilateral entre Janet Yellen, secretária do Tesouro dos EUA, e He Lifeng, vice-primeiro-ministro chinês, na Casa de Hóspedes Guangdong Zhudao, província de Guangdong, China, 6 de abril de 2024
Bandeiras nacionais dos EUA e da China antes da reunião bilateral entre Janet Yellen, secretária do Tesouro dos EUA, e He Lifeng, vice-primeiro-ministro chinês, na Casa de Hóspedes Guangdong Zhudao, província de Guangdong, China, 6 de abril de 2024 - Sputnik Brasil, 1920, 03.12.2024
Nos siga no
A China seguirá fortalecendo a cooperação dentro da estrutura do BRICS, disse o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China, Lin Jian, comentando as ameaças do presidente eleito dos EUA Donald Trump de impor tarifas a todos os países-membros do bloco.
Anteriormente, Trump ameaçou os países do BRICS de impor "tarifas de 100%" sobre seus produtos se não abandonassem os planos de criar uma moeda alternativa ao dólar norte-americano.
Ao mesmo tempo, o presidente russo Vladimir Putin disse anteriormente que é muito cedo para falar sobre a criação de uma moeda única do BRICS.

"A China está disposta a seguir trabalhando com os parceiros do BRICS para aprofundar a cooperação comercial em vários campos e dar maiores contribuições para o crescimento sustentável e estável da economia global", disse Jian.

Ele enfatizou que os países da associação defendem a abertura, a inclusão, a cooperação mutuamente vantajosa e não se envolvem em confrontos de blocos.
Soldados cubanos carregam representações do presidente Donald Trump durante o desfile anual do Primeiro de Maio realizado na Praça da Revolução em Havana, Cuba (foto de arquivo) - Sputnik Brasil, 1920, 28.11.2024
Panorama internacional
Brasil deve ter arsenal legal para retaliar contra medidas protecionistas de Trump, diz analista

BRICS em 2024

O BRICS é uma associação interestatal criada em 2006. A Rússia assumiu a presidência do BRICS em 1º de janeiro de 2024. Em 2025, a presidência vai passar para o Brasil.
O ano começou com a entrada de novos membros na associação: além da Rússia, Brasil, Índia, China e África do Sul, o BRICS agora inclui o Egito, Etiópia, Irã, Emirados Árabes Unidos e Arábia Saudita.
A 16ª Cúpula do BRICS em Kazan, com a participação de representantes de 36 países e seis organizações internacionais, foi realizada de 22 a 24 de outubro deste ano.
O Brasil foi representado pelo ministro das Relações Exteriores Mauro Vieira, pois o presidente Lula da Silva teve que cancelar sua viagem um dia antes devido a um acidente doméstico.
A cúpula foi o evento final da presidência russa da associação, e foi realizada sob o lema de fortalecer o multilateralismo para o desenvolvimento global equitativo e a segurança.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала