https://noticiabrasil.net.br/20241218/fruto-de-qualidade-tecnica-e-conquista-diplomatica-do-brasil-embraer-fecha-mais-uma-venda-do-c-390-37782882.html
Fruto de qualidade técnica e conquista diplomática do Brasil: Embraer fecha mais uma venda do C-390
Fruto de qualidade técnica e conquista diplomática do Brasil: Embraer fecha mais uma venda do C-390
Sputnik Brasil
Com uma crescente popularidade entre as aeronáuticas mundo afora, a Embraer fechou mais uma venda do seu cargueiro C-390. À Sputnik Brasil, especialistas... 18.12.2024, Sputnik Brasil
2024-12-18T19:07-0300
2024-12-18T19:07-0300
2024-12-18T22:16-0300
notícias do brasil
eslováquia
hungria
força aérea brasileira (fab)
embraer
otan
kc-390
c-130
europa
defesa
https://cdn.noticiabrasil.net.br/img/07e8/0c/12/37783078_0:300:3108:2048_1920x0_80_0_0_0a552cb2d5c95d25ce0cdccecce65323.jpg
Em sua visita ao Brasil na semana passada, a comitiva da Eslováquia assinou uma carta de intenções para iniciar a negociação de compra de três unidades do C-390 Millennium, avião cargueiro multimissão produzido pela Embraer.A ocasião marca o sexto Estado-membro da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) a avançar na compra da aeronave brasileira. Além da Eslováquia, estão na lista de clientes: Portugal (cinco pedidos, dois entregues); Hungria (dois pedidos, um entregue); Países Baixos (cinco pedidos); Suécia (três pedidos); e República Tcheca (dois pedidos).A Áustria e a República da Coreia, que não pertencem à aliança mas possuem suas doutrinas militares alinhadas aos Estados Unidos e à Europa, também anunciaram suas compras. A nação europeia encomendou quatro unidades, enquanto o país asiático realizou o pedido de três.A Força Aérea Brasileira (FAB), que inicialmente comissionou o desenvolvimento da aeronave pela Embraer, já opera 7 de 19 unidades encomendadas à empresa.O C-390 Millennium é um cargueiro de médio porte desenvolvido especificamente para atuar em variadas situações, como transporte de carga, evacuação aeromédica, combate a incêndios, envio de suprimentos e salvamentos.Nesse ponto, diz o aviador Fernando De Borthole, o C-390 é uma das melhores aeronaves para o trabalho.Não só ele é um modelo recente — sendo certificado na última década — e com sistemas digitais modernos e controle fly-by-wire, como suas especificações são de ponta. O avião é capaz de levar até 26 toneladas de carga, atinge uma velocidade de cruzeiro de até 870 km/h e possui um alcance de até 5 mil quilômetros.A versão KC-390 também conta com a possibilidade de ser reabastecida e reabastecer outros aviões durante o voo, prolongando a autonomia das aeronaves.Mas a grande vantagem do C-390 é a facilidade de transformação do seu interior, relata De Borthole. "Em questão de poucas horas eles conseguem transportar, transformar o avião inteiro."O curioso é que nesses países o C-390 está substituindo o clássico Lockheed C-130 Hercules, produzido pelos Estados Unidos. Até mesmo nações que não operavam o modelo norte-americano, como Eslováquia e Hungria, também optaram pelo produto brasileiro.Com seu baixo custo operacional, fácil manutenção e asa alta, permitindo sua operação em pistas mais rústicas e curtas e aeroportos mais precários, o C-390 vem ganhando espaço nos hangares das mais diversas aeronáuticas, tampouco se limitando às europeias. A Arábia Saudita e a Índia também estão negociando a compra de dezenas de C-390. A nação árabe está de olho em cerca de 30 unidades, enquanto os indianos pensam em adquirir entre 40 e 80.Tamanha aceitação é fruto não só das qualidades técnicas do modelo da Embraer, mas também do esforço da diplomacia brasileira de "retomar sua posição de mediação e abertura para o diálogo multipolar", diz João Victor Motta, doutorando e mestre em relações internacionais pelo Programa de Pós-graduação San Tiago Dantas.Em todo o mundo países estão buscando diversificar suas parcerias estratégicas, e, nesse cenário de crescente multipolaridade, o Brasil surge como um dos pontos focais em ascensão. Então, diz De Borthole, embora o Brasil não faça parte de nenhuma aliança, ele é próximo de muitos países e, nesse cenário, pesa o fato de a Embraer ser uma "fabricante consolidada, a terceira maior fabricante de aviões do mundo".Tecnologia brasileiraPara dar vazão a tantos pedidos, a Embraer terá que expandir suas capacidades produtivas. Atualmente a empresa possui uma fábrica em Gavião Peixoto (SP) capaz de produzir cerca de seis aviões por ano. Até 2030, a expectativa é dobrar esse número.Ainda assim, para alcançar os números necessários para as vendas, é de entendimento da empresa e dos países a necessidade de abrir linhas de montagem locais. Segundo De Borthole, essa expansão das capacidades da empresa é benéfica para o Brasil, uma vez que "facilita a transferência de tecnologia tanto do Brasil para outros países como o contrário". "Isso fortalece a capacidade tecnológica do Brasil."A própria expansão da fábrica no interior paulista já representa um benefício para todo o setor tecnológico nacional, argumenta o especialista em aviação. "A sede da Embraer em São José dos Campos criou um polo aeronáutico onde há várias empresas-satélites em volta trabalhando com o desenvolvimento dessa tecnologia", disse.Uma maior demanda, nesse caso, aumenta a necessidade de formar e contratar mais engenheiros aeronáuticos, retendo no país esses profissionais, que normalmente são cooptados por gigantes do exterior como a Boeing e a Airbus."Então não é um crescimento só da Embraer isoladamente", afirma, "mas ela vai ter a necessidade de desenvolver e construir equipamentos através de outras empresas que talvez ainda nem existam e serão criadas para isso, ou já existam e aumentem junto da Embraer".
https://noticiabrasil.net.br/20241217/prometeu-uma-coisa-e-na-hora-h-era-outra-sindicato-condena-negociacoes-infrutiferas-da-avibras-37766499.html
https://noticiabrasil.net.br/20241112/defesa-brasileira-bate-recorde-em-exportacoes-apesar-de-ser-ignorada-pelo-estado-notam-analistas-37317518.html
https://noticiabrasil.net.br/20240429/competencia-a-embraer-tem-de-sobra-empresa-brasileira-pode-aproveitar-vacuo-da-boeing-34329094.html
https://noticiabrasil.net.br/20241016/carta-na-manga-versao-militar-do-jato-e190-e2-da-embraer-reflete-solidez-da-empresa-nacional-36949733.html
eslováquia
hungria
arábia saudita
índia
Sputnik Brasil
contato.br@sputniknews.com
+74956456601
MIA „Rossiya Segodnya“
2024
notícias
br_BR
Sputnik Brasil
contato.br@sputniknews.com
+74956456601
MIA „Rossiya Segodnya“
https://cdn.noticiabrasil.net.br/img/07e8/0c/12/37783078_0:0:2732:2048_1920x0_80_0_0_f7f4fcb9a412cdac93f0c3bb98f45838.jpgSputnik Brasil
contato.br@sputniknews.com
+74956456601
MIA „Rossiya Segodnya“
eslováquia, hungria, força aérea brasileira (fab), embraer, otan, kc-390, c-130, europa, defesa, tecnologia, aeronáutica, aeronave, cargueiro, arábia saudita, índia, exclusiva, organização do tratado do atlântico norte
eslováquia, hungria, força aérea brasileira (fab), embraer, otan, kc-390, c-130, europa, defesa, tecnologia, aeronáutica, aeronave, cargueiro, arábia saudita, índia, exclusiva, organização do tratado do atlântico norte
Fruto de qualidade técnica e conquista diplomática do Brasil: Embraer fecha mais uma venda do C-390
19:07 18.12.2024 (atualizado: 22:16 18.12.2024) Especiais
Com uma crescente popularidade entre as aeronáuticas mundo afora, a Embraer fechou mais uma venda do seu cargueiro C-390. À Sputnik Brasil, especialistas detalharam as vantagens da aeronave brasileira frente a seus competidores e os benefícios que o sucesso de vendas traz para o país.
Em sua visita ao Brasil na semana passada, a comitiva da Eslováquia assinou uma carta de intenções para iniciar a negociação de compra de três unidades do C-390 Millennium, avião cargueiro multimissão produzido pela Embraer.
A ocasião marca o sexto Estado-membro da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) a avançar na compra da aeronave brasileira. Além da Eslováquia, estão na lista de clientes: Portugal (cinco pedidos, dois entregues); Hungria (dois pedidos, um entregue); Países Baixos (cinco pedidos); Suécia (três pedidos); e República Tcheca (dois pedidos).
A Áustria e a República da Coreia, que não pertencem à aliança mas possuem suas doutrinas militares alinhadas aos Estados Unidos e à Europa, também anunciaram suas compras. A nação europeia encomendou quatro unidades, enquanto o país asiático realizou o pedido de três.
A Força Aérea Brasileira (FAB), que inicialmente comissionou o desenvolvimento da aeronave pela Embraer, já opera 7 de 19 unidades encomendadas à empresa.
O C-390 Millennium é um
cargueiro de médio porte desenvolvido especificamente para atuar em variadas situações, como transporte de carga, evacuação aeromédica, combate a incêndios, envio de suprimentos e salvamentos.
Nesse ponto, diz o aviador Fernando De Borthole, o C-390 é uma das melhores aeronaves para o trabalho.
Não só ele é um modelo recente — sendo certificado na última década — e com sistemas digitais modernos e controle fly-by-wire, como suas especificações são de ponta. O avião é capaz de levar até 26 toneladas de carga, atinge uma velocidade de cruzeiro de até 870 km/h e possui um alcance de até 5 mil quilômetros.
A versão KC-390 também conta com a possibilidade de ser reabastecida e reabastecer outros aviões durante o voo, prolongando a autonomia das aeronaves.
Mas a grande vantagem do C-390 é a facilidade de transformação do seu interior, relata De Borthole. "Em questão de poucas horas eles conseguem transportar, transformar o avião inteiro."
"Para transportar carga ele fica completamente vazio, para entrarem os pallets, e em poucas horas eles conseguem colocar todos os suprimentos para transporte de tropas. Isso traz uma vantagem muito grande."
O curioso é que nesses países
o C-390 está substituindo o clássico Lockheed C-130 Hercules, produzido pelos Estados Unidos. Até mesmo nações que não operavam o modelo norte-americano,
como Eslováquia e Hungria, também optaram pelo produto brasileiro.
Com seu baixo custo operacional, fácil manutenção e asa alta, permitindo sua operação em pistas mais rústicas e curtas e aeroportos mais precários, o C-390 vem ganhando espaço nos hangares das mais diversas aeronáuticas, tampouco se limitando às europeias.
A Arábia Saudita e a Índia também estão negociando a compra de dezenas de C-390. A nação árabe está de olho em cerca de 30 unidades, enquanto os indianos pensam em adquirir entre 40 e 80.
Tamanha aceitação é fruto não só das qualidades técnicas do modelo da Embraer, mas também do esforço da diplomacia brasileira de "retomar sua posição de mediação e abertura para o diálogo multipolar", diz João Victor Motta, doutorando e mestre em relações internacionais pelo Programa de Pós-graduação San Tiago Dantas.
"Isso dá a possibilidade de construir parcerias comerciais com países que os principais concorrentes da Embraer não podem, seja por questões de embargos ou geopolíticas."
Em todo o mundo países estão buscando diversificar suas parcerias estratégicas, e, nesse cenário de crescente multipolaridade, o Brasil surge como um dos pontos focais em ascensão. Então, diz De Borthole, embora o Brasil não faça parte de nenhuma aliança, ele é próximo de muitos países e, nesse cenário, pesa o fato de a Embraer ser uma "
fabricante consolidada, a terceira maior fabricante de aviões do mundo".
Para dar vazão a tantos pedidos, a Embraer terá que expandir suas capacidades produtivas. Atualmente a empresa possui uma fábrica em Gavião Peixoto (SP) capaz de produzir cerca de seis aviões por ano. Até 2030, a expectativa é dobrar esse número.
Ainda assim, para alcançar os números necessários para as vendas, é de entendimento da empresa e dos países
a necessidade de abrir linhas de montagem locais. Segundo De Borthole, essa expansão das capacidades da empresa é benéfica para o Brasil, uma vez que "facilita a transferência de tecnologia tanto do Brasil para outros países como o contrário".
"Isso fortalece a capacidade tecnológica do Brasil."
A própria expansão da fábrica no interior paulista já representa um benefício para todo o setor tecnológico nacional, argumenta o especialista em aviação. "A sede da Embraer em São José dos Campos criou um polo aeronáutico onde há várias empresas-satélites em volta trabalhando com o desenvolvimento dessa tecnologia", disse.
Uma maior demanda, nesse caso, aumenta a necessidade de formar e contratar mais engenheiros aeronáuticos, retendo no país esses profissionais, que normalmente são cooptados por gigantes do exterior como a Boeing e a Airbus.
"Então não é um crescimento só da Embraer isoladamente", afirma, "mas ela vai ter a necessidade de desenvolver e construir equipamentos através de outras empresas que talvez ainda nem existam e serão criadas para isso, ou já existam e aumentem junto da Embraer".
"Então é um efeito cascata positivo para o país como um todo, que posiciona o Brasil como um desenvolvedor de tecnologia. Não só um vendedor de commodities, mas um desenvolvedor de tecnologia."
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!
Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.
Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).