- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Como o novo bloco do Sahel desafia o neocolonialismo ocidental?

© AP PhotoMalineses protestam contra a França e em apoio à Rússia no 60º aniversário da independência da República do Mali em 1960, em Bamako, Mali, 22 de setembro de 2020
Malineses protestam contra a França e em apoio à Rússia no 60º aniversário da independência da República do Mali em 1960, em Bamako, Mali, 22 de setembro de 2020 - Sputnik Brasil, 1920, 24.12.2024
Nos siga no
Mali, Burkina Faso e Níger assinaram um pacto de defesa mútua, a Aliança dos Estados do Sahel, em 16 de setembro de 2023. O trio também decidiu se retirar da Comunidade Econômica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) em janeiro.
A Aliança dos Estados do Sahel, composta por Mali, Burkina Faso e Níger, rejeitou firmemente uma proposta da CEDEAO de adiar sua retirada do bloco regional por seis meses.
Resoluto em sua decisão de sair em janeiro de 2025, o trio rotulou o cronograma da CEDEAO como desestabilizador.

O que é a Nova Confederação do Sahel?

A confederação é uma aliança de antigas colônias francesas — Mali, Níger e Burkina Faso — que pediu a retirada das tropas francesas e norte-americanas, citando sua ineficácia no combate ao terrorismo na região.
Estabelecido sob o pacto do Sahel de 2023, o bloco visa fortalecer as capacidades de defesa, colaborar na luta contra grupos jihadistas, estabelecer um banco de investimento conjunto e compartilhar recursos para projetos de desenvolvimento econômico.

Quão forte é seu exército?

As capacidades militares das três nações são as seguintes:
Níger: 30.000 soldados no Exército, Força Aérea e forças paramilitares.
Burkina Faso: 16.500 soldados, incluindo pessoal da Milícia Popular.
Mali: 44.800 soldados no Exército, Força Aérea e Guarda Nacional.
Eles utilizam uma variedade de equipamentos militares, incluindo tanques da era soviética, caças russos Su-25, helicópteros do tipo Mi, tanques chineses Tipo 62, drones Bayraktar e outros sistemas avançados.
Trabalhador da mina de lítio Albemarle mostra um pedaço de sal perto de uma piscina de salmoura altamente concentrada em lítio no deserto do Atacama, no Chile, segunda-feira, 17 de abril de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 15.12.2024
Panorama internacional
Mina inaugurada: Mali pode ser o principal produtor de lítio na África Ocidental

O que motivou o pacto?

Vários fatores impulsionaram a formação da Aliança do Sahel. Primeiro, a retirada das tropas do Ocidente da África, o que prejudica o controle dos EUA e da Europa sobre os recursos regionais. Também havia a ameaça iminente de intervenção militar da CEDEAO após o golpe no Níger.
Embora as forças ocidentais tenham sido oficialmente mobilizadas para combater o Daesh (organização terrorista proibida na Rússia e em vários outros países) no Sahel, elas também buscaram explorar os ricos recursos da região. O Mali é o quarto maior produtor de ouro da África e possui reservas significativas de lítio. O Níger é o sétimo maior produtor mundial de urânio. Burkina Faso é abundante em ouro, cobre e terras aráveis.

Quais são as relações da Rússia com o trio?

Moscou está ativamente aprimorando as capacidades militares das nações do Sahel e fornecendo treinamento de pessoal. O embaixador Igor Gromyko observou que instrutores militares russos chegaram ao Níger em abril, e a Rússia está aumentando sua mobilização de especialistas em contraterrorismo em Burkina Faso.
A Rússia vai buscar desenvolver comércio mutuamente benéfico e cooperação econômica com esses países, acrescentou Gromyko.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала