DNA (imagem ilustrativa) - Sputnik Brasil, 1920
Ciência e sociedade
As principais notícias, reportagens e artigos sobre sociedade e avanços científicos.

Estudo mostra que beber café e chá pode reduzir a chance de desenvolver câncer

CC0 / Unsplash / Uma xícara de café (imagem de referência)
Uma xícara de café (imagem de referência) - Sputnik Brasil, 1920, 24.12.2024
Nos siga no
Uma análise recente de dezenas de estudos sugere que o consumo de duas das bebidas mais populares do mundo, o chá e o café, pode estar associado a um menor risco de desenvolver câncer da cabeça e pescoço, incluindo câncer de boca e garganta.
O câncer de cabeça e pescoço é o sétimo câncer mais comum no mundo, e suas taxas estão aumentando em países de baixa e média renda. Por isso os cientistas decidiram corroborar se o consumo de café e chá pode ajudar a reduzir as chances de desenvolvê-lo, como algumas pesquisas anteriores haviam postulado.
Publicada pela plataforma de divulgação científica Wiley, esta nova pesquisa destaca que numerosos estudos avaliaram se o consumo de café ou chá está relacionado ao câncer de cabeça e pescoço, com resultados contraditórios. Assim, decidiram analisar mais de uma dezena deles para chegar a uma conclusão.
Os pesquisadores examinaram dados de 14 estudos conduzidos por diferentes cientistas associados ao Consórcio Internacional de Epidemiologia do Câncer de Cabeça e Pescoço, uma colaboração de grupos de pesquisa de todo o mundo. Os participantes do estudo preencheram questionários sobre o consumo anterior de café com cafeína, café descafeinado e xícaras de chá por dia/semana/mês/ano, e os resultados obtidos foram encorajadores.

"Embora já existam pesquisas sobre o consumo de café e chá e a redução do risco de câncer, este estudo destacou seus efeitos variáveis em diferentes subtipos de câncer de cabeça e pescoço, incluindo a observação de que mesmo o café descafeinado tem algum efeito positivo", diz o autor principal do estudo, dr. Yuan-Chin Amy Lee, do Instituto Huntsman do Câncer e da Escola de Medicina da Universidade de Utah.

Grãos de café torrado são exibidos em uma loja premium do Cafe Coffee Day em Bangalore, Índia, 31 de janeiro de 2012 - Sputnik Brasil, 1920, 01.12.2024
Panorama internacional
Preço do café pode subir 25% em 2025 devido às safras no Brasil e Vietnã, alerta especialista
De acordo com resultados obtidos e publicados no CANCER, um periódico revisado por pares da Sociedade Americana do Câncer, em comparação com não consumidores de café, indivíduos que bebiam mais de quatro xícaras de café com cafeína por dia tinham 17% menos chances de contrair câncer de cabeça e pescoço em geral, 30% menos probabilidade de desenvolver câncer de cavidade oral e 22% menos probabilidade de desenvolver câncer de garganta.
Verificou-se também que beber de três a quatro xícaras de café com cafeína estava associado a um risco 41% menor de câncer de hipofaringe (um tipo de câncer na parte inferior da garganta). Além disso, beber café descafeinado foi associado a uma chance 25% menor de câncer de cavidade oral.
Quanto ao chá, o estudo descobriu que consumir uma xícara ou menos de chá por dia estava associado a um risco 9% menor de câncer de cabeça e pescoço em geral e a um risco 27% menor de câncer hipofaríngeo. Mas beber mais de uma xícara estava associado a um aumento de 38% nas chances de câncer de laringe.

Segundo o Statista, em 2023 foram consumidos em todo o mundo cerca de 173 milhões de sacos de 60 quilos (10.380 milhões de quilos) de café, enquanto, segundo a mesma fonte, em 2023, foram consumidos pouco mais de 7,2 bilhões de quilos de chá.

Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала