Trégua na Ucrânia é um caminho para lugar nenhum, Rússia não aceitará conversas vazias, diz Lavrov
05:09 26.12.2024 (atualizado: 07:03 26.12.2024)
© Sputnik / Serviço de imprensa do Ministério das Relações Exteriores da RússiaSergei Lavrov, ministro das Relações Exteriores russo, durante reunião com representantes dos comitês de relações exteriores dos parlamentos dos Estados-membros do BRICS no centro de imprensa do Ministério das Relações Exteriores do país, em Moscou, Rússia, 11 de abril de 2024
© Sputnik / Serviço de imprensa do Ministério das Relações Exteriores da Rússia
Nos siga no
Uma trégua na Ucrânia seria um caminho para lugar nenhum, Moscou não vai se contentar com conversas vazias sobre o acordo, disse o ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, durante coletiva com mídia russa e estrangeira.
"Não podemos nos contentar com conversa vazia. Até agora, tudo o que ouvimos são conversas sobre a necessidade de inventar algum tipo de trégua [...]. Trégua é um caminho para lugar nenhum, precisamos de acordos legais finais que fixarão todas as condições de garantir a segurança da Federação da Rússia e os legítimos interesses de segurança dos nossos vizinhos, mas em um contexto que firmará com a legalidade internacional a impossibilidade que esses acordos sejam violados", disse o chanceler russo.
🇷🇺❗️Trégua com Ucrânia é um caminho para lugar nenhum, diz chanceler russo
— Sputnik Brasil (@sputnik_brasil) December 26, 2024
Siga @sputnik_brasil pic.twitter.com/uIu1qiM0GH
Segundo ele, ninguém esconde que a trégua é necessária para ganhar tempo para encher Kiev de armas.
Rússia está pronta para consultas com o governo do presidente eleito dos EUA, Donald Trump, sobre a questão de um acordo na Ucrânia, e Moscou espera que a Casa Branca compreenda as causas profundas do conflito, frisou o chefe da diplomacia russa.
"Espero muito que a administração do senhor Trump, incluindo o senhor [futuro enviado especial dos EUA para a Ucrânia Keith] Kellogg, se aprofunde nas causas enraizadas do conflito. Estamos sempre prontos para consultas", ressaltou Lavrov.
Ele também disse que a Rússia está aberta ao diálogo com os representantes dos países ocidentais, pronta para um diálogo igualitário e em busca de equilíbrio.
"Estamos prontos, repetidamente temos declarado isso, para conversar com todos os representantes ocidentais que estão dispostos a ter um diálogo igualitário, buscar um equilíbrio de interesses e acordos mutuamente benéficos", observou Lavrov durante a entrevista.
Ele também observou que esses representantes ocidentais são Hungria e Eslováquia.
🇷🇺❗️Captação de benefícios unilaterais sempre caracteriza a política dos EUA, diz chanceler russo
— Sputnik Brasil (@sputnik_brasil) December 26, 2024
Siga @sputnik_brasil pic.twitter.com/c3hjyzoMuf
"Outros membros da UE também começam a solicitar pouco a pouco algumas conversas confidenciais, mas em aberto muito poucos decidem, assumindo uma disciplina rigorosa na UE", acrescentou.
Lavrov também revelou que França várias vezes propôs à Rússia em canais fechados abrir um diálogo sobre a Ucrânia sem a participação de Kiev.