- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Rússia interrompe fornecimento de gás pela Ucrânia devido ao término do acordo, diz Gazprom

© AP PhotoTécnico trabalha em estação de compressão de gás natural no leste da Alemanha
Técnico trabalha em estação de compressão de gás natural no leste da Alemanha - Sputnik Brasil, 1920, 01.01.2025
Nos siga no
A gigante de energia russa Gazprom anunciou que não tem mais capacidade técnica ou legal para transitar gás pela Ucrânia após o término do contrato de cinco anos com a parte ucraniana.
A Gazprom da Rússia não tem capacidade técnica e legal para fornecer gás para trânsito pela Ucrânia devido ao término do acordo com a empresa nacional de petróleo e gás ucraniana Naftogaz, disse a gigante de energia russa nesta quarta-feira (1º), acrescentando que o fornecimento de gás foi interrompido às 08h00, horário de Moscou (02h00, horário de Brasília).

"Em 1º de janeiro de 2025, às 08h00, horário de Moscou, o período de validade dos documentos assinados em 30 de dezembro de 2019 terminou: o acordo entre a Gazprom e a Naftogaz da Ucrânia sobre o transporte de gás russo pelo território ucraniano e o acordo de cooperação entre as operadoras dos sistemas de transmissão de gás da Rússia e da Ucrânia — Gazprom e Operadora do Sistema de Transmissão de Gás Ucraniano", disse a Gazprom no Telegram.

A empresa também disse que foi privada da capacidade de fornecer gás à Ucrânia devido à "recusa repetida e explícita da parte ucraniana em estender esses acordos".
Um cano na estação de medição de gás de Sudzha, na região de Kursk - Sputnik Brasil, 1920, 31.12.2024
Panorama internacional
Preço do gás natural dispara na Europa frente ao fim iminente do trânsito de gás russo pela Ucrânia
"A partir das 08h00, horário de Moscou, o fornecimento de gás russo para seu transporte através do território da Ucrânia não será realizado", disse a empresa.

"A Gazprom forneceu cerca de 15,5 bilhões de metros cúbicos de gás por esta rota no ano passado, respondendo por aproximadamente 4,5% do consumo total de gás na UE [União Europeia]. Moldávia e quatro países da UE — Eslováquia, Áustria, Itália e República Tcheca — receberam gás russo por esta rota. O trânsito ucraniano dominou o fornecimento de gás para a Áustria, Eslováquia e Moldávia", acrescentou a Gazprom.

Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

ExpandirFechar
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала