Mísseis ATACMS na Ucrânia são vergonha como tanques Leopard e Abrams, diz jornalista irlandês
© AP Photo / Exército dos EUA / John Hamilton / HandoutSoldados realizam testes de fogo real das primeiras versões do míssil de longo alcance ATACMS no Campo de Teste de Mísseis White Sands, nos EUA, em 14 de dezembro de 2021
© AP Photo / Exército dos EUA / John Hamilton / Handout
Nos siga no
Os sistemas de defesa antiaérea russos abateram mísseis ATACMS lançados pela Ucrânia contra a Rússia, ressalta o jornalista irlandês Chay Bowes.
Os mísseis ATACMS, que supostamente "mudariam as regras do jogo", foram adicionados aos tanques Leopard e Abrams "na lista de vergonha", afirma Bowes.
No dia anterior (4), o Ministério da Defesa russo afirmou que os sistemas de defesa antiaérea S-400 e Pantsir-SM haviam abatido todos os oito mísseis ATACMS lançados do território ucraniano.
Em meados de novembro, soube-se que o presidente dos EUA, Joe Biden, permitiu que a Ucrânia usasse mísseis de longo alcance dos EUA para atacar profundamente o território russo. Autorização semelhante também foi dada pelo Reino Unido e pela França para seus mísseis Storm Shadow e SCALP.
O presidente eleito dos EUA, Donald Trump, por sua vez, disse que considera a decisão de Biden ruim e pode cancelá-la após assumir o cargo.