- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Mídia: OTAN anuncia envio de navios ao mar Báltico para proteger infraestrutura subaquática

© AP Photo / Michael ProbstGaivota grita no mar Báltico, Alemanha, 6 de abril de 2021
Gaivota grita no mar Báltico, Alemanha, 6 de abril de 2021 - Sputnik Brasil, 1920, 08.01.2025
Nos siga no
A Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) enviará cerca de dez navios ao Mar Báltico para proteger a infraestrutura subaquática, informou a emissora finlandesa Yle, citando fontes, nesta terça-feira (7).
A marinha da OTAN começará a chegar ao mar Báltico no final da semana e permanecerá lá até abril, de acordo com a reportagem. Os navios ficarão localizados perto de cabos de energia e telecomunicações e atuarão como um fator de dissuasão, acrescentou o relatório.
Quatro cabos de telecomunicações subaquáticos foram danificados de 25 a 26 de dezembro, na costa do Iêmen, prejudicando cerca de 25% de toda comunicação on-line entre a Europa e a Ásia. Três deles estão instalados entre a Finlândia e a Estônia, e um cabo conecta a Finlândia com a Alemanha.
Construtor instalando armadura de aço ao redor do cabo do fundo do mar em 100 pés de profundidade no Pacific Missile Range Facility (PMRF) Barking Sands, Kauai. Havaí, 14 de agosto de 2013 - Sputnik Brasil, 1920, 10.04.2024
Panorama internacional
O quão vulneráveis são os cabos submarinos de Internet?
Ocidente responsabilizam os houthis do Iêmen, que efetuam um bloqueio marítimo na região. Em novembro de 2023, o movimento Ansar Allah, que controla parte do Iêmen e tem o apoio do Irã, iniciou uma campanha de ataques a navios mercantes alegadamente relacionados com Israel para impedi-los de transitar pelos mares Arábico e Vermelho até que a Faixa de Gaza receba os alimentos e remédios de que precisa.
Perante o perigo de ataques em uma área fundamental para o comércio mundial e, em particular, para o petróleo, várias companhias marítimas optaram por enviar os seus navios para contornar a África, o que atrasa e encarece o transporte.
Altos funcionários do Ansar Allah afirmaram em mais de uma ocasião que continuarão realizando as suas operações militares até que Israel cesse "a agressão contra o povo palestino".
A maioria da infraestrutura da Internet atual é feita por cabos submarinos, e não conexões via satélite. Muitos dos cabos são de propriedade privada de algumas grandes empresas, como o Google, a Meta e outras do setor, enquanto outra parcela é propriedade dos Estados.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала