- Sputnik Brasil, 1920
Notícias do Brasil
Notícias sobre política, economia e sociedade do Brasil. Entrevistas e análises de especialistas sobre assuntos que importam ao país.

Após notificação brasileira, Meta volta atrás e diz que fim da checagem só vale para os EUA

© AP Photo / Godofredo A. VásquezMark Zuckerberg usa um par de óculos Orion AR durante a conferência Meta Connect em Menlo Park. Califórnia, 25 de setembro de 2024
Mark Zuckerberg usa um par de óculos Orion AR durante a conferência Meta Connect em Menlo Park. Califórnia, 25 de setembro de 2024 - Sputnik Brasil, 1920, 14.01.2025
Nos siga no
A Meta, empresa de tecnologia de Mark Zuckerberg, proibida na Rússia por atividades extremistas, aliviou o tom em resposta à Advocacia-Geral da União (AGU) após ser inquirida a respeito do fim de seu programa de checagem de fatos, que visa combater a disseminação de notícias falsas e de discurso de ódio.
Segundo afirmado ao governo brasileiro, as mudanças ocorrerão primeiro em solo estadunidense antes de serem despachadas para outros países.
"Planejamos criar, testar e melhorar as notas de comunidade nos Estados Unidos antes de qualquer expansão para outros países. Como parte desse processo de construção e lançamento, esperamos publicar mais informações sobre como as notas de comunidade funcionarão, incluindo os nossos planos para quaisquer relatórios de transparência relacionados ao seu uso", diz o documento enviado à AGU.
O presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva, durante coletiva após receber alta do Hospital Sírio-Libanês, onde passou por um procedimento cirúrgico na cabeça. São Paulo, 15 de dezembro de 2024 - Sputnik Brasil, 1920, 09.01.2025
Notícias do Brasil
Lula sobre Zuckerberg e Meta: 'Não podem ferir a soberania de uma nação' (VÍDEO)
Na última sexta-feira (10), a AGU notificou extrajudicialmente a Meta, a fim de que a companhia prestasse explicações sobre a substituição do seu programa de checagem de fatos por um de notas da comunidade, similar ao da rede de microblogging X (antigo Twitter).
O pedido, elaborado em reunião ministerial, indagava se o país seria afetado com as mudanças. A empresa, conhecida pelos serviços das redes sociais Instagram, Threads e Facebook, além do mensageiro WhatsApp, respondeu voluntariamente ao pedido no fim do prazo estabelecido, de 72 horas.
Há exatamente uma semana, no dia 7, a Meta havia publicado mudanças em suas práticas de moderação de conteúdo. A medida de maior destaque foi o fim do programa de checagem de fatos. Segundo o diretor-executivo da companhia, os moderadores "foram muito enviesados" em suas contribuições.
Zuckerberg aproveitou o anúncio para se colocar ao lado do presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump. Em suas falas, o CEO afirmou que, nos países da América Latina, há "tribunais secretos que podem ordenar que empresas removam conteúdos de forma silenciosa".
Pavel Durov, empresário russo do ramo de tecnologia e fundador do Telegram - Sputnik Brasil, 1920, 29.08.2024
Panorama internacional
Caso Durov: russofobia, perseguição política, censura ou aplicação justa da lei? Analistas opinam
Dado o contexto de querelas entre o Supremo Tribunal Federal (STF) e a rede social X, de Elon Musk, bilionário e novo integrante do governo da Casa Branca, a Secretaria de Comunicação Social (Secom) da Presidência da República viu referências às cortes brasileiras.
O anúncio do fim do programa de moderação não gerou preocupações no Brasil. Na Europa, a disseminação de inverdades também preocupou os governos.
Em busca de coordenar esforços nesta situação, o presidente da França, Emmanuel Macron, telefonou para o presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva, na última sexta-feira (10).
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала